Casa Vermelha / Nelson Resende

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 2 de 37Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 3 de 37Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 4 de 37Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 5 de 37Casa Vermelha / Nelson Resende - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Nelson Resende
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Arranjos Exteriores: Nelson Resende, Arquiteto
  • Estruturas: Telmo Duarte, Engenheiro Civil
  • Projeto De águas, Térmico, Acústico: Rui Pais, Engenheiro Civil
  • Instalações Elétricas, Gás: Filipe Pinho, Engenheiro Electrotécnico
  • Construção: Vários empreiteiros
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 11 de 37
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto reporta-se a uma habitação unifamiliar construída num terreno com a área de 700m², situado entre a rua de acesso, a Poente, um terreno actualmente utilizado para o cultivo, a Norte e um outro terreno, a Sul e Nascente, ocupado por uma habitação.

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 9 de 37
© João Morgado

A materialização da proposta assenta numa matriz geométrica rígida, que tenta encontrar relações métricas e espaciais entre as partes constituintes da habitação e do terreno, propondo a racionalização da construção contraposta à área envolvente. É criada uma área, intencionalmente desenhada e artificializada, que dita as regras internas da habitação e do espaço exterior de apoio, potenciando uma faixa de perímetro de 3.00 metros de largura, relacionada com a topografia natural, mantida tal como está.

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 20 de 37
© João Morgado
Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 35 de 37
Cortes 01
Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 21 de 37
© João Morgado

É no "miolo" que a proposta aplica e resolve o programa e a ligação dos vários espaços que formam e geram as vivências pretendidas, desde circulações, espaços de trabalho, de estar ou de descanso, quer exteriores, quer interiores.

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 14 de 37
© João Morgado

A longitudinalidade do terreno, permite explorar uma sucessão de espaços geometricamente iguais, repetidos ao longo de um percurso, e que se desenvolvem de forma substancialmente diferente – o pátio de acesso para automóveis, relacionado com o espaço da garagem; o espaço de jardim exterior, relacionado com o espaço de estar interior da habitação; o pátio exterior de serviço, ao nível da cave relacionado com os espaços de trabalho, fechando e rematando esta sucessão.

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 3 de 37
© João Morgado

A habitação, exceptuando o espaço de circulações horizontais e verticais (rasgado a Norte e a Sul), ora se abre para Poente (Sala Principal e Quartos), ora se abre para Nascente (espaços de serviço, ou espaços de apoio). Contrariamente, a luz artificial é desenhada nos planos cegos das fachadas Sul e Norte e permite um jogo de contrastes que acentua os planos transparentes de dia e realça os planos opacos de noite.

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 24 de 37
© João Morgado

A construção da garagem junto à rua e o consequente afastamento da habitação, permite usufruir da pendente do terreno como forma de potenciar uma certa imagem de amplificação do discurso arquitectónico, não só volumetrica como também formalmente; a contenção do volume da garagem junto à rua, (um piso encerrado visualmente) e a expansão do volume da habitação (três pisos abertos visualmente), explora também as relações da família com a casa - intencionalmente dirigida para a paisagem que tem, a partir deste ponto, um desenvolvimento considerável e participa no conforto de cada um dos espaços interiores. A habitação pretende ser também um refúgio.

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 18 de 37
© João Morgado

Construtivamente a habitação apresenta soluções que melhoram e reforçam a identidade das suas partes constituintes, reflectindo contudo a sua estrita relação – é intencional a vontade da resolução formal dos volumes propostos através da aplicação e tradução taxativa dos elementos construtivos que resolvem problemas estruturais ou de simples preenchimento dos planos verticais, assumidos na sua verdadeira dimensão.

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 2 de 37
© João Morgado

O objetivo passou por validar uma solução mais distante de imagens muito sofisticadas e demasiado bem acabadas, permitindo a identificação dos sistemas construtivos e a consequente integração numa envolvente marcadamente rural.

Casa Vermelha / Nelson Resende - Imagem 8 de 37
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vermelha / Nelson Resende" 08 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923075/casa-vermelha-nelson-resende> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.