Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados

Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Escada, FachadaNúcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 3 de 44Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 4 de 44Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - FachadaNúcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 39

Lagoa Seca, Brasil
  • Arquitetos: Lins Arquitetos Associados; Lins Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1310
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Américo Pré-Moldados, Bendermix, Coper Vidros, Isoeste
  • Estagiários: Camila Tavares, Hanna dos Santos, Samuel Melo, Alice Teles, Paula Thiers
  • Construção: Ampla Engenharia
  • Arquitetos Responsáveis: Cintia Lins, George Lins
  • Arquiteto Colaborador: José Otávio Braga
  • Cidade: Lagoa Seca
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Janela
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Núcleo de Prática Jurídica da Unileão possui convênio com a Defensoria Pública do Ceará e permite que os estudantes da instituição acompanhem e vivenciem situações reais, contribuindo para a formação prática dos mesmos. O programa de necessidades é setorizado em uma área de atendimento ao público, área institucional e área pedagógica. Além disso, um auditório com foyer permite a realização de eventos ligados à área e de interesse da sociedade.

Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 14 de 44
© Joana França

Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada, Jardim, Aido
© Joana França

Ao se projetar no Nordeste brasileiro, bem próximo da linha do equador, a implantação Norte-Sul dos edifícios é mais favorável, pois expõem menores áreas de fachada à insolação mais intensa (nascente e poente). Neste projeto, a orientação em questão exigiria grande volume de movimentação de terra, o que conduziu à implantação Leste-Oeste, demandando do projeto estratégias mais eficazes em se tratando de proteção solar.

Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Tijolo, Fachada
© Joana França

O edifício é composto por quatro volumes puros, opacos e brancos, unidos por um volume central, vazado e amarelo que serve como área de convivência e articulação entre os blocos. Nos volumes brancos, onde o programa está distribuído, a estratégia adotada foi amortecer o calor através de camadas pelos seguintes mecanismos: 1. Criação de uma empena cega (parede sem aberturas) que, barrando totalmente o sol; 2. Afastamento da empena cega do corpo do edifício, criando uma câmara de ar e um jardim, que retardam a transmissão do calor e contribuem com o resfriamento do ar, respectivamente; 3. Fechamento do edifício com esquadrias de vidro incolor equipadas com bandejas de luz, que captam a luz zenital e rebatem para o interior do ambiente, minimizando o uso de iluminação artificial durante o dia. As diferentes camadas retardam a transmissão de calor aos ambientes internos, reduzindo custos com climatização artificial, sem abrir mão do aproveitamento da luz natural, contribuindo para o conforto dos usuários.

Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada, Janela
© Joana França
Planta - Pavimento Térreo
Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Cadeira
© Joana França

Já o volume central é coberto por uma laje jardim que absorve o calor externo funcionando como um isolante térmico. Essa mesma laje é rasgada longitudinalmente no sentido norte-sul captando a luz zenital. Essa abertura é preenchida com cobogós de concreto criando um jogo de luz e sombra que se altera no decorrer do dia. Logo abaixo, um banco de concreto com um jardim qualifica o espaço de convivência. Nos fechamentos, a substituição da alvenaria tradicional por cobogós possibilitam a ventilação cruzada, mecanismo este que combinado com os jardins internos, renovam o ar e resfriam os ambientes, garantindo conforto e permanência das pessoas.

Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada
© Joana França

Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada
© Joana França

O respeito às condições climáticas locais também está presente no uso de espécies vegetais adaptadas como Ipês e Dracenas, além de jardins secos, com forrações de pedra. A materialidade local se faz presente com os elementos vazados, o concreto aparente, o piso industrial, a textura branca e o protagonismo da cor amarela do volume central. A escolha desses elementos contribuiu também na redução do custo final da obra.

Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados - Urbano
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Maria Letícia Pereira, S/N, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte – CE, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Núcleo de Prática Jurídica Unileão / Lins Arquitetos Associados" 07 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922516/nucleo-de-pratica-juridica-unileao-lins-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.