Casa Pátio / ARCHSTUDIO

Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 2 de 37Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 3 de 37Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 4 de 37Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 5 de 37Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  265
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ning Wang
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Beijing Xinnan Wood Structural Engineer, CECEP Guohuan New Material, Hongya Bamboo Era Technology, techsize
  • Arquiteto Responsável: Wenqiang Han
  • área Do Terreno: 820 m2
  • Architect: Jiang Zhao, Bo Hu
  • Interior Design: Jiang Zhao, Bo Hu
  • Engenharia Estrutural: Yong Zhang
  • Electrical: Baowei Zheng
  • Plumbing Design: Baowei Zheng
  • Hvac Consultants: JAGA
  • Cidade: Tangshan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 3 de 37
Terraço - Imagem de © Ning Wang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado em um terreno plano nos subúrbios, cercado por pomares, terras agrícolas e rios, ostentando uma bela paisagem. No lado oeste, há uma fábrica de processamento de grãos. Uma arquitetura fechada com telhados inclinados projetada pela ARCHSTUDIO em anos anteriores.  Havia originalmente no terreno uma casa de madeira, com uma estrutura típica comum há décadas atrás. Para melhorar a qualidade do espaço, o dono da casa decidiu demoli-la e construir uma nova arquitetura. A casa recém-construída funciona principalmente como um espaço de lazer e férias, servindo não só para viver, mas também para receber convidados.

Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 6 de 37
Vista aérea - Imagem de Ning Wang
Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 2 de 37
Vista de pássaro - Imagem de © Ning Wang

Forma arquitetônica derivada de habitações e pátios tradicionais chineses

O conceito do projeto é derivado de residências com pátio (Siheyuan), uma espécie de residência tradicional chinesa. As Siheyuan têm uma estrutura arquitetônica voltada para dentro, com edifícios dispostos em torno de um pátio central. O exterior das Siheyuan é fechado, enquanto o pátio interno é completamente aberto, o que oferece pouca privacidade para os moradores.

Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 29 de 37
Diagrama Conceitual
Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 27 de 37
Exterior - Imagem de © Ning Wang
Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 12 de 37
Terraço - Imagem de © Ning Wang

Com base nas condições do local e nas principais funções do projeto, a ARCHSTUDIO decidiu construir a casa tomando emprestado e transformando o padrão arquitetônico do Siheyuan tradicional. Os arquitetos organizaram quatro salas de diferentes lados de forma dispersa, acrescentaram um teto ao "pátio" e transformaram-no em um salão, tornando os exteriores transparentes e abertos, permitindo que o salão se misturasse com o agradável cenário externo, garantindo a privacidade dos espaços individuais e dando abertura para atividades coletivas.

Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 25 de 37
Entrada - Imagem de © Ning Wang

Jardins dentro, terraços fora

Toda a arquitetura foi baseada no pedestal, com os quatro quartos montados de forma independente em quatro cantos, juntos delineando o limite da casa. Os quatro quartos são todos voltados para dentro, e cada um deles contém um quintal privativo. Com diferentes escalas, esses pátios trazem paisagem e luz natural para o interior. A casa é composta de áreas de estar privadas e espaços de serviço, incluindo quartos, escritório, cozinha e sala de equipamentos, os quais são separados uns dos outros para evitar interferência.

Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 28 de 37
Maquete - Cortesia de ARCHSTUDIO

As quatro salas suportam conjuntamente um telhado de vime, sob o qual esta uma área coletiva flexível que acomoda várias atividades, como recepção, jantar e tocar piano. Graças às janelas e portas de vidro transparente, as atividades coletivas podem ser estendidas para os terraços ao ar livre em quatro lados, onde as pessoas podem desfrutar da área ajardinada.

Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 4 de 37
Sala de estar - Imagem de © Ning Wang
Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 15 de 37
Sala de estar e escritório - Imagem de © Ning Wang

Beleza austera de materiais

ARCHSTUDIO consolidou a relação entre espaço, estrutura e materiais, tentando apresentar a beleza natural dos materiais com base nas características do espaço de lazer rural. As quatro salas utilizam estrutura de aço e lajes de concreto, as quais apresentam as marcas das fôrmas de madeira. Tijolos de xisto bege foram utilizados para construir as paredes, que são compostas por duas camadas verticais de tijolos, com uma camada de isolamento térmico intermediária, que melhora o desempenho térmico, garante textura material idêntica das paredes de tijolos interiores e exteriores e esconde a estrutura, bem como tubos e fios de equipamentos.

Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 17 de 37
Cozinha - Imagem de © Ning Wang
Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 16 de 37
Detalhes - Imagem de © Ning Wang

Nos pátios internos, grandes áreas das paredes de tijolos deixam vazios, permitindo assim a ventilação natural do ar e a penetração da luz. As superfícies do pedestal, internas ou externas, também são pavimentadas com tijolos bege. O telhado inclinado da área coletiva adota vigas de madeira com nervuras, com o telhado revestido de ladrilhos de madeira carbonizados. A combinação de madeira e tijolos produz um ambiente interior austero, acolhedor e natural. Além disso, a lareira, a mesa de jantar e o piano identificam ainda mais as diferentes áreas de atividade pública.

Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 5 de 37
Quarto de hóspedes - Imagem de © Ning Wang
Casa Pátio / ARCHSTUDIO - Imagem 21 de 37
Quarto de hóspedes - Imagem de © Ning Wang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tangshan, Hebei, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / ARCHSTUDIO" [Courtyard Villa / ARCHSTUDIO] 01 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922376/casa-patio-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.