Casa BJ / Estudio Alinea + Cristóbal Lamarca

Casa BJ / Estudio Alinea + Cristóbal Lamarca - Mais Imagens+ 18

Puerto Varas, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  286
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Esteban Arteaga
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Easywood, Etex, Etex Colombia, Pizarreño, VEKA
  • Construtor: Constructora Lingue
  • Calculista: Nelson Otarola M
  • Paisagismo: Paula Bravo, Javiera Ferrer
  • Cidade: Puerto Varas
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Esteban Arteaga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um clima oceânico chuvoso de alta pluviosidade, esta residência localizada em Puerto Varas, sul do Chile, apresenta estratégias de adaptação climática que visam promover a insolação durante todo o ano, protegendo a fachada norte, afetada nos dias chuvosos pelo vento norte prevalecente, e reduzindo as perdas de calor por condução e convecção, considerando as baixas temperaturas e umidade local.

© Esteban Arteaga
© Esteban Arteaga

Através de uma análise geográfica e microclimática, dois estratos são identificados dentro do terreno com condições particulares. A parte alta e limpa das árvores permite a localização da casa garantindo vistas abertas e exposição ao sol durante todo o ano. A parte baixa da condição florestal com sombra e consequentemente umidade, abrigará espaços de recreação deixando a floresta sem grandes intervenções.

© Esteban Arteaga

A configuração volumétrica responde à localização de um objeto na natureza, onde cada um dos recintos interiores reconhece a paisagem circundante, gerando uma relação direta entre interior e exterior. O volume se instala seguindo a topografia e o caminho do sol, deixando parte da volumetria levitando sobre pilares, reduzindo seu impacto no solo. Sua orientação norte é protegida por um beiral projetado com base na geometria solar, permitindo a insolação no interior durante o inverno e a metade das estações, enquanto que durante o verão o mesmo beiral evita a entrada do sol no interior.

© Esteban Arteaga

O programa se desenvolve em um único nível dividido em duas alas principais, sendo o acesso à casa localizado no eixo de ligação dessas duas alas. Do acesso a oeste ficam as áreas comuns da casa, sala de jantar, cozinha e lavanderia. Para o leste a sala de estar, dois quartos com banheiro compartilhado e o quarto principal com banheiro privativo.

© Esteban Arteaga

Os tetos foram fundamentais no desenvolvimento da volumetria, resolvendo as exigências de evacuação da água da chuva. Uma água desce do eixo principal em direção ao norte baseado na relação de zona passiva (altura da fachada norte = duas vezes a profundidade interior) garantindo boa iluminação natural e ventilação, enquanto uma segunda água desce do eixo principal em direção ao sul para abrigar a lavanderia e a garagem, viabilizando uma abertura mais alta por todo o volume principal.

© Esteban Arteaga
© Esteban Arteaga

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BJ / Estudio Alinea + Cristóbal Lamarca" [Casa BJ / Estudio Alinea + Cristóbal Lamarca] 04 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922110/casa-bj-estudio-alinea-plus-cristobal-lamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.