Residência em Chicureo II / Cristián Izquierdo Lehmann

© Roland Halbe

Residência em Chicureo II / Cristián Izquierdo Lehmann - Mais Imagens+ 10

Arquitetos : Cristián Izquierdo Lehmann
Localização : Condor Sur, Chicureo, Colina, Região Metropolitana, Chile
Equipe de Projeto : Cristián Izquierdo e Francisco Saul
Construção : Tecton
Cálculo Estrutural : Osvaldo Peñaloza
Área : 205.0 m2
Ano do Projeto : 2018
Fotografias : Roland Halbe
Fornecedores : Arauco

© Roland Halbe

Esta casa se localiza em um subúrbio a 20 minutos do centro de Santiago, em um terreno ao fundo do jardim de uma casa existente, com solo plano, abundante vista ao céu e grandes plantações de pimentão em suas bordas. O projeto se propõe a partir de uma grande área central fragmentada em ambientes internos e externos, aberta simetricamente ao exterior em três dimensões e delimitada por três conjuntos de peças em suas três bordas.

© Roland Halbe
Planta - Primeiro Pavimento

A construção consiste em um embasamento composto por três retângulos iguais, dispostos a partir de uma rotação de 120° ao redor de um triângulo equilátero central. Sobre eles se dispõe um fechamento de vidro que delimita três ambientes retangulares menores equivalentes (living e salas de estar e jantar) abertos ao exterior em três lados, e conectados a um hall central triangular que concentra todos os percursos da casa.

© Roland Halbe

A partir disso se acessa a três terraços iguais (entrada, living e churrasqueira externa) dispostos de costas em relação aos ambientes de uso comum, e conectados com eles por meio de portas. Todas os limites entre esses ambientes são de vidro, tornando difusas as diferenças entre exteriores e interiores em um espaço visualmente contínuo. Cada ala do embasamento se conforma, então, por um par de ambientes interior e exterior dispostos sobre uma cobertura a duas águas, criando um espaço único côncavo, descontínuo em relação aos demais, qualificado por uma janela alta central que permite a entrada de luz natural.

© Roland Halbe

O cume de cada cobertura coincide com o prumo das portas que levam às três áreas íntimas da casa, situadas simetricamente nos extremos. Delimitadas por paredes de concreto aparentes dispostas como "colchetes" em planta, abertas frontalmente ao exterior, uma abriga o dormitório principal, enquanto a outra os dormitórios das crianças e a última os serviços, sob uma cobertura plana de altura menor que coincide com a altura dos lintéis do centro.

© Roland Halbe

A estrutura da cobertura e pilares é de madeira de pinheiro laminada sem ligas metálicas aparentes, e fica à vista, manifestando em sua modulação contínua a cada 62 centímetros o regime de igualdade que rege o projeto. O encaixe triangular dessa modulação nos três vértices centrais libera um conjunto de três vazios triangulares sobre os terraços, que demarcam as árvores e o abundante céu na distância. O exterior é, dessa forma, lido a partir da ordem tripartida que orienta o projeto.

© Roland Halbe
Cortes A, B e C
© Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Chicureo II / Cristián Izquierdo Lehmann" [Casa en Chicureo II / Cristián Izquierdo Lehmann] 29 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921813/residencia-em-chicureo-ii-cristian-izquierdo-lehmann> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.