Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Modelo / Pitta Arquitetura

Casa Modelo / Pitta Arquitetura

© Gustavo Alkmim © Gustavo Alkmim © Gustavo Alkmim © Gustavo Alkmim + 28

Ressaca, Brasil
  • Arquitetos: Pitta Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Gustavo Alkmim
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Global Woods, Marcenaria G.M, Valeeco Soluções Sustentáveis
  • Clientes: BIO Empreendimentos
  • Construtora: WAVE Construtora
Mais informações Menos informações
© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado onde o Trópico de Capricórnio se encontra com o litoral brasileiro, se encrava o paraíso natural de Ubatuba. Uma das biosferas mais preservadas e ricas do país. Este é o cenário privilegiado escolhido pela BIO Empreendimentos, empresa de desenvolvimento imobiliário, juntamente com a PITTA Arquitetura, para a criação de uma casa modelo sustentável. O projeto foi desenvolvido para incentivar os moradores do bairro a adotarem um estilo de vida mais "verde", incorporando técnicas sustentáveis em suas próprias casas, mas servirá também de plataforma para futuras construções.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

Inserir a casa no terreno com mínima interferência na vegetação existente garantindo o contato com a exuberante natureza ao redor foi diretriz central na escolha do posicionamento no lote e do desenho da casa. O clima local é quente e úmido, ou seja de verões intensos e com muita chuva, portanto uma série de estratégias bioclimáticas guiaram a tomada de decisões  em todo o processo projetual priorizando como resultados, o conforto e a eficiência da casa.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

Elevar a casa do solo ajudou a afastar a umidade e melhorar a circulação do ar, ao mesmo tempo minimizando seu apoio no solo. A ventilação natural foi facilitada com o pé direito alto e as grandes aberturas colocadas no sentido dos ventos predominantes no local.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

A casa foi desenhada para se proteger dos intensos raios solares do verão durante todo o dia, especialmente do sol forte da tarde. Enquanto a área íntima da casa, na ala leste, recebe o sol da manhã, as áreas de baixa permanência como lavanderia e banheiro social ficam protegidos pela abundante vegetação do lado oeste. Nos meses de inverno, a inclinação solar muda e as grandes aberturas com face norte deixam que os raios solares permeiem todo o ambiente de convívio, atingindo parede e piso de concreto que absorvem o calor durante o dia e irradiam ele ao longo da noite.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

Estas grandes janelas abrem completamente criando uma sensação de estar ao ar livre, trazendo a abundante riqueza natural para dentro de casa ainda que o morador esteja completamente protegido do clima, devido aos beirais e pergolado de vidro.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

A área comum da casa foi desenhado com a ideia de ter flexibilidade, conseguindo entreter grandes grupos ao mesmo tempo em que se mantém acolhedora nos momentos de intimidade familiar. Cimento, vidro, madeira e pedra como os materiais principais, trazem aconchego e destaque para a natureza ao redor.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

O diretor da empresa, Juan Erhart del Campo, fez questão de experienciar isso, vivendo na casa com sua parceira Belen e sua filha de 2 anos de idade, India. “Nós amamos o fato de que podemos compartilhar o mesmo espaço e ficar juntos, seja quando cada um de nós está envolvido em sua própria atividade ou quando estamos fazendo algum programa familiar.” explica Belen.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

Em matéria de sustentabilidade a casa é um laboratório idealizado pela BIO Empreendimentos para testar e espalhar técnicas e tecnologias aos moradores do bairro. "A ideia é desmistificar a noção de que aplicar sustentabilidade é caro ou difícil, compartilhando com as pessoas toda a informação necessária para inspirá-los, dando as ferramentas para eles possam aplicá-las na sua casa ou projeto”, diz Juan.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

Minimizar o consumo energético da casa, privilegiando a utilização de iluminação e climatização natural, bem como a adoção de sistemas de iluminação artificial e equipamentos domésticos eficientes foram os primeiros passos adotados. Além disso, o sistema de geração de energia fotovoltaica produz energia suficiente para cobrir 100% das necessidades energéticas da casa.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

Chuvas abundantes contribuem para a eficiência do sistema de captação e reuso da água da chuva que é utilizado para as descargas dos vasos, máquina de lavar roupa, jardinagem e uso exterior, diminuindo em mais de 50% o uso de água da rede.

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

A casa de dois quartos possui 110m2 e tem como possibilidade de expansão um módulo adicional de 30m2 com suíte e banheiro. "Nós morávamos em uma casa muito maior e procurávamos ter uma experiência mais prática e íntima," explica Juan. "A ideia era que a casa pudesse crescer de acordo com as necessidades dos moradores enquanto mantinha seu desenho holístico, dando flexibilidade financeira, assim como a possibilidade de customização."

© Gustavo Alkmim
© Gustavo Alkmim

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Modelo / Pitta Arquitetura" 23 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921615/casa-modelo-pitta-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.