Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo

Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - CadeiraResidência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Janela, VigaResidência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Mesa, CadeiraResidência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Imagem 5 de 16Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 11

Florianópolis, Brasil
  • Arquitetos: Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo; Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1617
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lio Simas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Evviva, Guerdal, Saccaro, Sierra, VEKA
  • Projeto Estrutural : HP Engenharia
  • Paisagismo : Hariet H Hexsel
  • Arquiteto Responsável: Allan Chierighini, Fabio Silva
  • Cidade: Florianópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Fachada, Janela
© Lio Simas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O proprietário da residência é um grande pecuarista, e sua infância foi em grande parte na fazenda, sua intenção era retratar um pouco da sua história na edificação. Para isso o ponto de partida deste projeto foi o emprego de materiais, texturas e cores que retratassem a rusticidade da vida do proprietário, tanto no interior quanto no exterior.

Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Banheira, Banheiro, Jardim
© Lio Simas

A fonte da inspiração para o projeto foi a mata atlântica da capital catarinense, onde os arquitetos residem, o objetivo foi desenvolver uma casa que contemplasse os desejos dos clientes, mas que criasse uma conexão com a mata aos fundos do terreno.

Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Bancada, Cadeira
© Lio Simas

A intenção de projeto foi criar uma casa que atendesse os desejos dos clientes com o olhar apurado dos arquitetos, amarrando os estilos contemporâneo e industrial, mas sem deixar a sofisticação de lado em cada ambiente, sempre atento à incorporar novas tecnologias e soluções bioclimáticas à arquitetura e interiores.

Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Cadeira
© Lio Simas
Planta - Térreo
Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Cadeira
© Lio Simas

A residência de 1600 metros quadrados de área construída, foi projetada em 2 pavimentos e um subsolo. No pavimento térreo, fica um espaço gourmet com amplitude máster, centralizado entre as salas, a cozinha, o lounge, a área de lazer e o espaço beleza, com sauna e sala de banho. A edificação foi desenhada em formato de ‘L’ para aproximar todos os ambientes sociais do espaço externo, potencializando o aproveitamento da luz natural e oferecendo vista permanente da natureza do entorno. Erguida com estrutura metálica e concreto, as amplas aberturas, em esquadrias com sistemas de perfis de PVC, permitiram essa conexão e garantiram segurança e conforto térmico à residência.

Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Janela, Viga
© Lio Simas

No primeiro pavimento ainda estão os espaços de fitness, cinema, escritório, sala de estudo e a área de empregados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. No subsolo, garagem para seis carros e o setor de serviços. O segundo pavimento recebeu as seis suítes solicitadas e, para resolver a comunicação entre elas, os arquitetos criaram uma extensa circulação em formato de varanda voltada para a área de lazer, onde estão localizadas a piscina, a cascata e os jardins.

Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Janela
© Lio Simas

O projeto foi pensado para atender às necessidades de um casal ousado, com um programa de necessidades grandioso, e suas três filhas, com idades e personalidades diferentes. Cada integrante da família possui uma identidade e perspectiva de mundo distintas, impactando, portanto, em gostos completamente diferentes, onde o desafio dos arquitetos seria atender e agradar à todos os usuários.

Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Imagem 5 de 16
© Lio Simas

O maior desafio foi equilibrar os diferentes estilos e gostos dos clientes, de modo que o espaço agradasse a todos, e a compatibilização de vários serviços e empresas em um curto espaço de tempo, em virtude das proporções da residência, desafio que foi superado com qualidade devido à presença quase que constante da equipe Progetta Studio na obra.

Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo - Imagem 11 de 16
© Lio Simas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência VG / Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo" 31 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921491/residencia-vg-progetta-studio-de-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.