Edifício de 73 moradias / Muñoz Miranda Architects

Edifício de 73 moradias / Muñoz Miranda Architects - Mais Imagens+ 46

  • Anteprojeto: José Luis Lucas Trujillo, Juan de Dios Túnez Jerónimo
  • Projeto Básico: José Luis Lucas Trujillo, Juan de Dios Túnez Jerónimo
  • Projeto Executivo: José Luis Lucas Trujillo, Juan de Dios Túnez Jerónimo, Antonio Jesús Fernández Tapia
  • Infográficos : David García Gallego
  • Orçamento: Ana Muñoz Miranda
  • Estudo De Saúde E Segurança: Pedro Antonio González Garrido
  • Final De Obra: Mar Martín de las Mulas Moreno, José Díaz Montes, Ángel Aguilera Delgado, Enrico Tossici, Joana Medina Martín
  • Mestre De Obras: Juan Barrionuevo Polo
  • Instalações : Manuel Gómez Pastor
  • Telecomunicações : Francisco López Julián
  • Estrutura : CALCONSA XXI SLU - Miguel Ángel Maíso Rodríguez
  • Gerencia Da Obra: RENTURNOGA S.L.
  • Empreiteiro: Ferrovial Agroman SA
  • Cidade: Málaga
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Callejas Sevilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto que surge à beira-mar, juntamente com a preexistência de uma chaminé preservada desde o início do século XX que situa esta como uma área que já foi a periferia industrial de Málaga. Em frente ao mar como uma extensão do centro de Málaga, pares de edifícios idênticos se erguem, como se fossem irmãos gêmeos. Construídos onde a crise deixou os dois últimos terrenos construídos em torno do vestígio industrial sem construção, projeta-se uma materialidade que dialoga com a chaminé dando um salto técnico em relação ao tijolo, assumindo sua contemporaneidade e apostando em uma fachada abstrata e maciça em concreto pré-fabricado (GRC) leve.

© Javier Callejas Sevilla
Planta - 4 Pavimento
© Javier Callejas Sevilla

O relevo plano e a organização ortogonal em forma de um grid incita a insolação e responde às necessidades de ventilação dos espaços de lavandaria por meio da própria implantação. Desta forma, o edifício é erguido com uma escala de maior ordem que reforça o conjunto em frente à individualidade do apartamento, que se manifesta com as salas de estar-terraços que dão para o mar, obtendo um conjunto abstrato esculpido de terra.

© Javier Callejas Sevilla
Corte
© Javier Callejas Sevilla

O volume definido pelo material (construção de contexto) e o vácuo produzido pela vida humana (programa) são organizados como elementos empilhados, como se fossem feitos de embalagens de metal corrugado do Porto de Málaga, onde cada tipo de habitação se manifesta externamente com a horizontalidade ou verticalidade da estrutura pré-fabricada. Os espaços comuns internos dos dois pátios são cobertos por uma folha ondulada branca, configurando os corredores de acesso às residências, protegendo os referidos pátios com uma tampa de vidro para criar um espaço semelhante às varandas dos vizinhos.

© Javier Callejas Sevilla
Maquete 1
© Javier Callejas Sevilla

Dentro da casa, a variabilidade tipológica não altera sua concepção básica, que forma um espaço funcional circular entre a sala, o terraço e a cozinha, dando a opção de incorporá-la à sala de estar como uma cozinha americana. O ponto de transição entre o que é construído sob e acima do solo é apresentado pelo portal, no qual a materialidade da fachada entra pelas paredes, o telhado das ripas brancas e nos diz o que acontecerá nos pátios. O piso de granito preto nos introduz no mundo escuro do concreto visto da garagem enterrada, onde as paredes das rotundas são cobertas com uma folha de metal corrugada como se fosse o molde do concreto da mesma cor, dando ênfase a essa transição.

© Javier Callejas Sevilla
Croquis 1
© Javier Callejas Sevilla

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Pacífico, 11, 29004 Málaga, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de 73 moradias / Muñoz Miranda Architects" [Edificio de 73 viviendas de alquiler / Muñoz Miranda Architects] 02 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921390/edificio-de-73-moradias-munoz-miranda-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.