Casa JK / Michel Macedo Arquitetos

Casa JK / Michel Macedo Arquitetos - Janela, FachadaCasa JK / Michel Macedo Arquitetos - Mesa, Cadeira, Terraço, VigaCasa JK / Michel Macedo Arquitetos - Escada, Janela, CorrimãoCasa JK / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 5 de 24Casa JK / Michel Macedo Arquitetos - Mais Imagens+ 19

Pato Branco, Brasil
  • Equipe De Projeto: Analu Lucatelli, Carolina Rietter, Nivaldo Pontel Junior
  • Engenharia: Plana Engenharia / Bolt Protensão
  • Arquiteto Responsável: Michel Macedo
  • Cidade: Pato Branco
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa JK / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 2 de 24
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Composta por dois aspectos fundamentais: desenho estrutural e natureza, essa casa mescla os elementos construídos a uma bela paisagem de fundo de vale no interior paranaense, inter-relacionando o aspecto geográfico e a topografia local. Implantado como uma pedra inserida na paisagem, o chão elevado num platô único está delimitado por um muro de concreto do tamanho do terreno em uma cota mais privativa com relação a rua, agregando a piscina em sua borda minimizando impacto de aterro.

Casa JK / Michel Macedo Arquitetos - Mesa, Cadeira, Terraço, Viga
© Eduardo Macarios
Corte Longitudinal
Casa JK / Michel Macedo Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Eduardo Macarios

O desenho da estrutura que repousa nessa pedra posiciona-se junto aos fundos do lote, para que como premissa da proposta a mesma se revelasse logo no acesso como uma peça escultural que une estrutura e arquitetura, mantendo o concreto aparente com forte apelo as técnicas locais. A tecnologia em concreto protendido disponível no mercado, aliado ao desejo de vanguarda, resulta na sobreposição de duas grandes lajes com vãos e balanços que exploram a técnica e projeta-se sobre o terreno com grandes áreas sombreadas. Em complemento, a espacialidade delimita-se na posição dos elementos estruturais complementares de apoio: dois pilares paredes em paralelo a fachada, são os fechamentos laterais que orientam o olhar do observador para a paisagem exterior.

Casa JK / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 7 de 24
© Eduardo Macarios
Planta - Primeiro Pavimento
Casa JK / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 5 de 24
© Eduardo Macarios

Dois pavimentos organizam o projeto. Ao nível térreo acomodam-se os espaços de convivência integrados a um grande deck de madeira junto a piscina, proporcionando apropriação do uso de forma flexível, e ao nível superior acomodam-se os espaços íntimos, com os quartos orientados para a face leste onde o sol nasce e se observa o vale. E suma o projeto sugere um exercício de reflexão aos moradores, entendendo o seu lugar de fato, o lugar natural e o edificado, as técnicas utilizadas, os materiais disponíveis e a sua existência nesse cenário.

Casa JK / Michel Macedo Arquitetos - Janela
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JK / Michel Macedo Arquitetos" 18 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921277/casa-jk-michel-macedo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.