FAB House / TDO Architecture

FAB House / TDO Architecture - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: TDO Architecture; TDO Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  910
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, Flat Rooflight system, Futura +, IdealCombi, Richmond kitchens, Vitra, Vitral
  • Pré Fabricação: SIG (Urban Splash Modular)
  • Construção: USC (Urban Splash Construction)
  • Gestão De Projeto: Identity Consult
  • Qs: Pré Mobilização: Gleeds
  • Pós Mobilização : Urban Splash Construction
  • Arquitetura Da Paisagem : Fabrik
  • Cliente: Smith’s Dock LLP – joint venture between Places for People and Urban Splash
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de TDO architecture

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fab House é uma nova tipologia de casa modular projetada e desenvolvida pelo escritório britânico TDO architecture. Trabalhando em parceria com George Clarke, os arquitetos da TDO conceberam um protótipo de casa pré-fabricada chamado de Fab House, um projeto que procura atender tanto as demandas do mercado e dos dois empreendedores britânicos responsáveis pelo projeto, o Places for People e o Urban Splash, quanto o estilo de vida moderno dos possíveis clientes.

Esta unidade residencial pré-fabricada é a última novidade no vasto portfolio de tipologias residenciais criadas por importantes nomes da arquitetura da Urban Splash.

Implantação

Localizado na cidade costeira de North Tyneside, este conjunto de dez casas foi construído juntos às antigas docas de Newcastle, em North Shields. Um estaleiro que havia sido abandonado a mais de trinta anos e que agora está sendo transformado em um novo e vibrante bairro urbano.

Cortesia de TDO architecture

A Fab House passa a ser mais uma opção no portfólio da Urban Space, o qual também inclui um projeto de casa modular desenvolvido pelos arquitetos da Shedkm. Chamada de Town House, esta tipologia de casa permite que os clientes possam escolher uma entre as diversas opções de planta. O conjunto recentemente construído de dez Fab Houses está implantado em um condomínio que conta ainda com outras 24 Town Houses além de um edifício de 80 unidades, o Smokehouses, projetado por SimpsonHaugh, que ainda está em fase de construção.

Cortesia de TDO architecture

Já não é nenhum segredo que o Reino Unido está passando por uma crise habitacional, onde a demanda é superior à oferta. Neste momento em que novas tecnologias tem sido cada vez mais úteis para o desenvolvimento da construção civil, o processo de pré-fabricação modular pode ser a chave para revolucionar a indústria do setor. Com a pré-fabricação dos módulos, diminuem-se os riscos de problemas durante a obra e permitem um maior controle do cronograma das obras, resultando em um processo de construção mais eficiente e econômico, também em termos de desperdício de recursos, que, em contraste com os métodos mais tradicionais, garante uma maior qualidade do produto final acabado.

Térreo

Entretanto, como o projeto da Fab House procura destacar, o projeto de uma casa modular também pode ser bonito e customizável. A TDO utilizou uma série de estratégias de design para aperfeiçoar a qualidade do produto final, desenvolvendo uma tipologia residencial de baixo custo e alta eficiência, sem sacrificar no entanto, a arquitetura e a qualidade do espaço. Trabalhando em estreita colaboração com a SIG desde a concepção do projeto, a TDO não economizou nos "detalhes", criando um espaço rico e bem acabado. Por exemplo, as vigas de madeira da estrutura do piso do primeiro pavimento foram deixadas aparentes, uma estratégia utilizada para aumentar o pé-direito no interior da casa para uma altura de 2,88 metros, criando ainda uma continuidade visual com a escultural escada de madeira. Ampliando a sensação de amplitude espacial, a escada é iluminada por uma claraboia na cobertura que, combinada com janelas de piso ao teto no térreo e no quarto principal, permitem banhar todo o espaço interior da casa com luz natural.

Cortesia de TDO architecture

A TDO também aproveitou a oportunidade oferecida pela pré-fabricação para estudar maneiras de agilizar o processo de construção. Um exemplo disso é o alinhamento dos revestimentos pela linha média da parede, um processo que diminui o tempo de instalação. Detalhes deste tipo resultaram não apenas em um processo mais eficiente de construção, mas em uma aparência final mais atraente. O alinhamento central dos revestimentos estende-se também às janelas e portas, criando um ritmo que permeia todos os espaços da casa, estabelecendo uma composição clara que potencializa a unidade dentro do conjunto. A área técnica encontra-se oculta em um pequeno shaft de manutenção atrás de uma parede falsa. Desta maneira, o core da casa pode ser conectado rapidamente pelo lado de fora, um elemento que cria uma sensação de estabilidade e rigidez na fachada, algo que não é comumente associado à construções modulares pré-fabricadas. Além disso, a materialidade industrial do exterior da casa, em tons de cinza escuro e elementos de aço corten, definem uma arquitetura que reflete o contexto no qual está inserida, junto a um enorme patrimônio de edifícios industriais.

Corte

Tom Lewith, diretor da TDO Architecture, disse: “Estamos muito contentes por fazer parte deste projeto inovador. A Fab House é o resultado de uma colaboração frutífera entre a nossa equipe e George Clarke, um projeto que incorporou uma extensa pesquisa de processos de desenvolvimento e construção realizada junto a  SIG. A pré-fabricação desempenha um papel vital na indústria da construção civil e é a chave para futuro dos projetos habitacionais no Reino Unido e no mundo todo, por isso, estamos muito orgulhosos de fazer parte deste projeto.”

Cortesia de TDO architecture

Em nome dos parceiros da "joint venture", Nigel Brewer da Places for People, disse: “Um dos principais objetivos desta empreitada de construção de um novo bairro junto às antigas docas de Newcastle é a divulgação de uma marca e um novo jeito de fazer arquitetura. Para isso, chamamos os arquitetos da TDO para trabalhar conosco, assim como George Clarke. O resultado deste trabalho à quatro mãos é um projeto fascinante de arquitetura, dez unidades perfeitamente adaptadas ao estilo de vida contemporâneo. Os arquitetos da TDO conseguiram desenvolver um projeto de casa eficiente e econômico além de ser perfeitamente compatível ao estilo de vida de nossos clientes, estou muito feliz que tenhamos conseguido alcançar estes objetivos.”

Cortesia de TDO architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:The Plateau, Smith's Dock, North Shields NE29 6TF, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "FAB House / TDO Architecture" [FAB House / TDO Architecture] 07 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920372/fab-house-tdo-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.