L'Amazonie en construction: l'architecture des fleuves volants

O NAMA, a Revista Amazônia Moderna e a UFAM realizam a exposição L'Amazonie en construction: l'architecture des fleuves volants, de 19 de julho à 03 de agosto na Maison du Brésil em Paris, em comemoração aos 60 anos deste icônico edifício de Le Corbusier. É a primeira vez que a Amazônia brasileira será exibida na Europa sob o olhar da arquitetura. A entrada é gratuita.

Amazônia em construção é dividida em Amazônia Fantástica e Amazônia Concreta. Apresenta o imaginário espetacular da paisagem e do território e a aproximação com a realidade urbana e as dificuldades de infraestrutura e urbanidade. Apresenta obras reconhecidas pela sua qualidade arquitetônica e a possível contribuição ao fenômeno dos Rios Voadores. O "respiro das árvores amazônicas" emite uma enorme quantidade de vapor d'água para a atmosfera e leva nuvens de chuvas para regiões distantes da Amazônia.

O Institute Max Planck, em convênio com o INPA desenvolvem o projeto binacional ATTO na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. A torre, com 325 metros de altura e a 150 km de Manaus, monitora as mudanças climáticas na Amazônia com a medição da troca de gases entre a floresta e a atmosfera. Diante da imensidão da floresta amazônica, como é possível garantir qualidade de vida e infraestrutura para cerca de 25 milhões de habitantes nas cidades e comunidades da Amazônia legal?

As políticas desenvolvimentistas na Amazônia na segunda metade do século XX estabelecem como meta a integração da floresta amazônica com um alto custo ambiental. Em contrapartida, a arquitetura moderna no Brasil tem uma relação simbiótica com o território e uma profunda conexão com a tradição e a qualidade tecnológica. Neste cenário, como a arquitetura pode contribuir para a qualidade do clima na Amazônia?

A curadoria escolheu obras de Álvaro Vital Brazil, Aleph Zero, AMZ Arquitetos, Brasil Arquitetura, Cris Xavier, Diogo Lazari, João Castro Filho, Joaquim Guedes, José Afonso Portocarrero, José Bina Fonyat, Karina Vieralves, Laurent Troost, Lelé, Lucio Costa, Mario Emílio Ribeiro, Marcelo Rosenbaum, Mércia Parente, Oscar Niemeyer, Oswaldo Arthur Bratke, Patrícia O'Reilly, Paulo Antunes Ribeiro, Paulo Chaves, Roberto Burle Marx, Roberto Moita, Severiano Porto, Vicente Mas Gonzales e Vilanova Artigas. Estes trabalhos mostram diversos interpretações possíveis para a arquitetura e as cidades na Amazônia, sem constituir um monolito, mas uma Amazônia em construção.

As fotografias são de Marcel Gautherot, Leonardo Finotti, Maíra Acayaba, Cristobal Palma, Hugo Segawa, Rogério Assis, Severiano Porto, Gonzalo Melgar, Luciano Spinelli, Daniel Ducci, Juscelino Simões, Jean Dallazen, Carlos Blau e Ruy Tone.

A exposição conta com a apresentação do filme Cidade ameríndia e metrópole neoindígena com a Direção de Isa Ferraz Grinspum.

Amazônia em construção: a arquitetura dos Rios Voadores apresenta um olhar para dentro, em busca do conhecimento de uma "Amazônia desconhecida" aos estrangeiros e aos próprios brasileiros.

Contato:
Marcos Cereto (Universidade Federal do Amazonas) | Curador | mcereto@ufam.edu.br | (92) 993047272
Apoio operacional: Editores da Revista Amazônia Moderna: Hugo Segawa (Universidade de São Paulo), Marianna Cardoso (Universidade Federal de Tocantins) e Giuliano Orsi (Universidade Federal de Uberlândia)

Realização:
Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia - NAMA
O NAMA reúne pesquisadores, arquitetos e artista interessados na discussão, preservação e documentação da modernidade amazônica. Realiza os Seminário de Arquitetura moderna na Amazônia - SAMA, desde 2016. Os seminários são anuais e itinerantes nas capitais amazônicas.
https://nucleoama.weebly.com | @sama_amazonia_moderna


Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Abriga o NAMA e realiza a exposição.
www.ufam.edu.br

Revista Amazônia Moderna
Sitiada na Universidade Federal do Tocantins, a revista digital reúne Grupos de pesquisa e Laboratório das universidades da Amazônia. É o primeiro periódico científico em arquitetura e urbanismo da Região Norte e divulga a modernidade na Amazônia Legal. Os grupos de pesquisa e laboratórios que compõe a revista são: Arquitetura Contemporânea (UFT), Teoria e Tecnologia do Projeto de Arquitetura (UFT), Arquitetura e Cidade Moderna e contemporânea (USP), Arquitetura, cidade e modernização (UFPA), Arquitetura e Urbanismo na Amazônia (UNIFAP), Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Sustentável em Roraima (UFRR), Ideários Urbanos e Linguagens Arquitetônicas de São Luís no século XX (UEMA), Laboratório de Prática e Projeto de Pesquisa (UFRR) e Laboratório de História da Arquitetura e do Urbanismo (UFRR).

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/amazoniamoderna/index

Instituições apoiadoras:
Governo do Estado do Amazonas - Secretária de Cultura - SEC
Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural - AADC
Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/BR
Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB
SESC TV
Amazon Tower Tall Observatory - Torre ATTO
Agradecimentos:
Maison du Brésil, Ambassade du Brésil en France, Institute Max Planck, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Acervo Marcel Gautherot - Instituto Moreira Salles, Acervo Severiano Porto - NPD/UFRJ, LABVERDE, Wilson Miranda Lima, Marcos Apolo Muniz, Sylvio Puga, Almir Liberato da Silva, João Caldas do Lago Neto, Lívio Amaral, Ivan Camargo, Denise Leitão, Carlos Eduardo Dias Comas, Leonardo Finotti, Isa Ferraz Grinspum, Marcelo Ferraz, Paula Porto, Stefan Wolff, Lilian Fraijii, Claudio Muniz Viana, Jean Farias, Nivaldo Andrade, Ennio Candotti, Karla Bitar, Aires Fernandes, Pablo Luthers Graça, Josélia Alves, José Alberto Tostes, Cristina Barreiros, Eline Caixeta, Grete Pflueger, Ricardo Castor, Ângelo Arruda, Giovani Barcelos, Claudia Nascimento, Graciete Guerra da Costa, Celma Chaves, Giovanni Sarquis, Adriana Dias, Ricardo Paiva, Sylvio de Podestá, Fernando Lara, Marcio Cotrin, Fernando Diniz Moreira, Cêca Guimaraens, Renato Gama-Rosa da Costa e Angelo Bucci.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "L'Amazonie en construction: l'architecture des fleuves volants" 02 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920238/lamazonie-en-construction-larchitecture-des-fleuves-volants> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.