Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa, CadeiraApartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa, CadeiraApartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Janela, Porta, Cama, DormitórioApartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa, Sofá, Bancada, Cadeira, VigaApartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Arqsoft Arquitetura e Engenharia; Arqsoft Arquitetura e Engenharia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  107
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brastemp, Cromanil, Decortiles, Duratex, Electrolux, GBCad, LG Electronics, Masisa
Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Bancada, Mesa, Cozinha, Iluminação, Cadeira, Corrimão
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto de arquitetura de interiores de um apartamento para um casal jovem com personalidade e estilo. O imóvel foi adquirido “na planta”, antes do início da construção do edifício. Todo o processo foi acompanhado, desde a sua escolha, baseada na integração que o espaço poderia proporcionar através da planta livre. Foram valorizadas as esquadrias piso teto que possibilitariam vista da skyline da cidade e uma boa ventilação cruzada.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

A boa localização do imóvel também influenciou na escolha. O projeto contemplou as solicitações dos proprietários e foi desenvolvido antes do início da obra do edifício. Todos os detalhes e projetos de adaptação do espaço foram repassados à construtora para a execução e, ao final, os complementos de mobiliário, acabamento final e instalações de equipamentos e acessórios ficaram totalmente a cargo do escritório de arquitetura.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Ele cirurgião dentista e ela nutricionista, com formação também em gastronomia, gostam muito de cozinhar juntos e de receber amigos. Por isso buscavam um espaço acolhedor, moderno e aconchegante, que contemplasse a integração total das funções de estar, preparar, comer e beber, transmitindo aos convidados os seus traços, a sua forma de viver e que proporcionasse a eles desfrutar das coisas importantes da vida. Também foram apontadas as necessidades de uma suíte para o casal e de um dormitório para hóspedes que posteriormente pudesse ser adaptado para um quarto de bebê.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa, Dormitório
© Marcelo Donadussi

Para atender o programa, foi projetado um ambiente, a partir da cozinha e churrasqueira totalmente integrado com a área de estar e capaz de receber um bom número de amigos, compreendendo também a área da sacada conectada pelas esquadrias piso teto.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa, Janela, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Para proporcionar uma boa experiência na função beber, era imprescindível o uso de uma adega e uma cervejeira que foram posicionadas, juntamente ao painel da TV, no espaço de estar, para livre acesso de todos, possibilitando a otimização da área da cozinha para louças, utensílios e eletrodomésticos.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa
© Marcelo Donadussi

Para o preparo dos alimentos, a cozinha linear conta com a churrasqueira na sua esquerda, próxima ao balcão de apoio e da bancada para facilitar o trabalho do churrasqueiro. O balcão de apoio e a mesa de jantar possuem espaço para 14 pessoas sentadas, proporcionando a interação natural com o ambiente de preparo. Foi utilizado um cooktop gourmet e uma coifa sob medida com grande capacidade de vazão.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Mesa, Sofá, Bancada, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

O aconchego fica garantido por um conjunto de estofados e o conforto térmico foi obtido por meio da lareira para aquecer o ambiente nos dias mais frios e do sistema de ar condicionado dimensionado com cuidado. Um sistema de automação central facilita o controle da iluminação, cortinas e climatização.

Planta - Layout

Completando o programa, o apartamento conta ainda com uma suíte para o casal e o dormitório para hóspedes, um banho social e área de serviço. A combinação de tons amadeirados com grafite, cinzas, metal, couro, espelhos, pedras naturais e concreto aparente com toques de azul e preto, além da vegetação, criou uma atmosfera que atendeu perfeitamente a expectativa dos clientes. Para a suíte, optamos por tons claros no mobiliário combinado com os outros tons já aplicados no projeto para deixar o ambiente mais leve.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Pia, Bancada, Banheiro
© Marcelo Donadussi

Os bancos tipo rolha são exclusividade, com a história do casal impressa neles, além do banco/aparador que fica localizado atrás do sofá, com design criado pelo escritório de arquitetura, que traz materiais que aparecem em outros elementos do projeto. O grande diferencial desse projeto é a personalização que apresenta os traços da personalidade dos clientes, através das frases escritas pelas paredes e do monograma do casamento do casal que aparece em alguns detalhes e tem grande importância para eles. A laje nervurada, simples elemento estrutural, foi transformada em importante elemento arquitetônico do projeto, em perfeita harmonia com áreas de forro de gesso, imprescindíveis para acomodar as instalações do apartamento acima.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Prateleira, Mesa, Iluminação, Cadeira, Bancada
© Marcelo Donadussi

O hall de entrada, dotado de diversos elementos de ambientação, é um espaço de circulação que, além de conectar a porta de entrada diretamente ao coração do apartamento, vai introduzindo o visitante no clima da habitação.
Com o objetivo de tornar a divisão do espaço versátil, as poucas paredes internas são do tipo leve em drywall. Além disso, os dois dormitórios são divididos por um armário que atende os dois ambientes. Para otimizar o espaço, o painel de LED da TV, na suíte do casal, fica inserido na porta de correr do armário, visível somente quando ligado.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Prateleira, Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Uma tendência que fica evidente no projeto são os aspectos de funcionalidade, versatilidade, conforto e aconchego com a exposição natural de elementos estruturais e de instalações, evitando artifícios por vezes utilizados para ocultá-los.
O desafio para o resultado final do conjunto foi superado pela harmonia encontrada no projeto entre estes elementos e outros, de acabamento mais trabalhado, distribuídos de forma equilibrada em todo o espaço.

Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia - Janela, Porta, Cama, Dormitório
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Lageado, 167 – Bairro Petropólis – Porto Alegre, RS - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento GV Haus / Arqsoft Arquitetura e Engenharia" 30 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919881/apartamento-gv-haus-arqsoft-arquitetura-e-engenharia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.