Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto

Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - FachadaCasa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - FachadaCasa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Mesa, Cadeira, VigaCasa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Mesa, Cadeira, Bancada, IluminaçãoCasa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Mais Imagens+ 28

Engordadouro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  432
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Atlas Concorde, Cerâmica Portinari, Elite Tendências – Claris Tigre, GMGR Engenharia, Hansa Iluminação, Mosarte, Naldi Mobili, Palimanan Revestimentos Naturais, VIP Marcenaria, Verdes Nobre Revestimentos Exclusivos, Vão Livre Estruturas Metálicas
  • Projeto Estrutural: Eng. Rogério Canedo
  • Projeto De Instalações Elétricas E Hidráulicas: Mega Projeto e Construções
  • Construtor: Junior Genalvaro Nolasco Rocha Filho)
  • Cidade: Engordadouro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Mesa, Cadeira, Fachada, Jardim, Pátio, Aido
© Estúdio Duplo – Marília Scarabello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa no final da rua de um condomínio fechado. Dentro da cidade, mas, distante da vida urbana. Isolada de seus vizinhos por conta da posição do lote no bairro e pela mata que define o limite de fundo do terreno. O lote, com sua geometria singular, exigiu atenção e cuidado na composição dos espaços para potencializar a conexão entre natureza e arquitetura. O projeto da casa estruturado em dois setores bem definidos é, em parte, uma resposta à geometria do terreno e, em outra, resposta ao programa desejado pelo moradores: uma casa com ambientes de convivência integrados e conectados com a natureza e áreas íntimas reservadas.

Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Mesa, Cadeira, Viga
© Estúdio Duplo – Marília Scarabello
Planta
Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Mesa, Sofá, Cadeira, Janela, Pátio
© Estúdio Duplo – Marília Scarabello

Duas lâminas definem e limitam esses dois setores, dois grandes muros em concreto aparente que abraçam em sua parte central os espaços de estar e um amplo e generoso jardim, privilegiando a convivência e o contato entre pessoas, natureza existente e ambiente construído. Na parte extra muros estão localizadas os dormitórios, serviços e apoios. As áreas de estar e convivência estão todas reunidas em um único ambiente e a sua conexão visual e física com o jardim é valorizada por uma janela de correr que se estende por toda a lateral que divide com o terraço coberto.

Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Mesa, Cadeira, Bancada, Iluminação
© Estúdio Duplo – Marília Scarabello

Quando totalmente aberta, as transformam em um grande terraço trazendo a natureza com sua luz e perfume para dentro do ambiente, aumentando a sensação de proximidade entre pessoas e jardim.   Por toda a casa a relação visual das áreas internas com o jardim, a mata e o céu é provocada por aberturas projetadas para direcionar o olhar e banhar com luz natural todos os ambientes. O projeto de interiores teve como objetivo principal a criação de uma atmosfera com o aconchego necessário para a permanência em seus ambientes internos e aproximação da natureza com o interior da casa. 

Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Imagem 11 de 33
© Estúdio Duplo – Marília Scarabello

O cuidado e atenção na escolha de texturas, tecidos, cores, materiais e acabamentos do mobiliário aumenta a conexão com elementos da natureza do toque ao olhar. No paisagismo intramuros árvores nos remetem às origens da habitação humana e ao sentimento de acolhimento pela proximidade com a natureza. Espaço para uma atmosfera de reflexão, profundidade interior e relaxamento. Dois muros que sustentam as linhas da fronteira entre o caos urbano e uma atmosfera de calma e serenidade. Fronteira entre os ruídos da cidade e os sons da natureza. Muros que desenham o vazio, orientam o olhar e envolvem o corpo. Um lugar onde podemos simplesmente existir.

Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Janela, Fachada
© MM Drone - Matheus Molina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jabuticabeiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto" 26 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919749/casa-jabuticabeiras-ricardo-ropelle-felippi-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.