Estação de tratamento de água em Muttenz / Oppenheim Architecture + Design

Estação de tratamento de água em Muttenz / Oppenheim Architecture + Design - Mais Imagens+ 30

  • Diretor De Projeto: Frederic Borruat
  • Colaboradores De Projeto: Aleksandra Melion, Tom Mckeog
  • Designer De Interiores: Oppenheim Architecture
  • Construtora Geral: ERNE AG
  • Planejamento Geral: CSD Engineers
  • Consultoria Estrutural: WMMEngineersAG
  • Consultoria Estrutural Concreto : GreuterAG
  • Arquitetos Responsáveis: Chad Oppenheim, Beat Huesler
  • Cidade: Muttenz
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Aaron Kohler

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Muttenz, na Suíça, contratou a Oppenheim Architecture Europe para projetar a nova estação municipal de tratamento de água da cidade. A edificação é um modelo de sustentabilidade, extremamente sensível ao seu ambiente contrastante perto da margem do rio Reno. Estabelecido entre a floresta protegida e os parques industriais próximos, o projeto apresenta uma área educacional para explicar o complexo processo de purificação.

© Aaron Kohler

A importante função da estação de tratamento de água potável é criar um novo marco para a cidade de Muttenz e para a área de Basel. O papel da arquitetura é vincular a tecnologia de ponta ao ecossistema natural e enfatizar a importância do processo de purificação.

© Rasem Kamal

Ela está localizada em meio à uma floresta verdejante ao lado do rio Reno. Este contexto contrastante - o natural e o industrial - é expresso no conceito arquitetônico. A estação de purificação de água potável abriga o processo composto por 3 fases, que irá garantir a mais alta qualidade da água para o cidadão de Muttenz. O layout interior define a forma e o tamanho do edifício. Como um vestido apertado, a pele é pressionada e reflete a vida interior técnica para o seu exterior. Tubos, filtros e aparelhos podem ser lidos através da fachada de uma maneira abstrata. O resultado é uma construção expressiva, atuando como um "objet trouvé" em seu contexto natural, reduzido à sua materialidade e forma.

© Borje Müller
Planta - pavimento inferior
© Borje Müller

Uma área pública permite que a população aprecie o complexo processo e celebre a água com todos os seus sentidos. A eficácia pedagógica desejada é alcançada através de uma narrativa espacial que fornece orientação precisa através das diferentes áreas de construção e fases do processo.

© Aaron Kohler

Uma plataforma central serve como área de coleta e como palco para as apresentações. A sala principal é aberta para o exterior e está posicionada sobre um espelho d'água, refletindo a luz do dia e coletando a água da chuva que cai do telhado. Dependendo da época e da estação, o espaço pode ser úmido, frio e místico. A água pode ser experimentada com todos os sentidos.

Corte A
Corte B

Os opostos do contexto são divertidamente implementados no material da fachada - de expressão suave e grosseira na sua textura. Concreto misturado com argila local cria a fachada marcante em todos os lados e no telhado, e é tratado de forma a permitir uma textura porosa.

© Aaron Kohler
© Borje Müller

A água da chuva flui do telhado sobre a fachada, criando uma pátina e permitindo o crescimento do musgo, mudando continuamente a aparência da edificação e fundindo a fachada com o seu contexto. A estação está em constante diálogo com a paisagem - construída com a natureza, não acima dela.

© Borje Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Muttenz, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de tratamento de água em Muttenz / Oppenheim Architecture + Design" [Muttenz Water Purification Plant / Oppenheim Architecture + Design] 02 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919452/estacao-de-tratamento-de-agua-em-muttenz-oppenheim-architecture-plus-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.