Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Cadeira, Iluminação, Porta, Mesa, Banheiro, ChuveiroCasa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Porta, Janela, Tijolo, Cadeira, Fachada, Pátio, Jardim, Viga, Terraço, AidoCasa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Mesa, Viga, CadeiraCasa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Fachada, JanelaCasa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Mais Imagens+ 25

Cidade Jardim, Brasil
  • Arquitetos: Duda Porto Arquitetura; Duda Porto Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acervo Pessoal, Arnaldo Danemberg, Arquivo Contemporâneo, Artefacto, Casa Moysés, Celdom, Codex Home, Collectania, Cristiane Rodrigues Pedras, Deca, Desde Rio, Dimlux, Dpot, Dpot Home, Dpot e Arquivo Contemporaneo, Filtrabem, Gabriel Wickbold, Galeria GW, Galeria Lume, Guilha, +19
Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Janela, Porta, Fachada, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Valorizar o essencial é o que procurou o arquiteto, urbanista e empreendedor carioca Duda Porto, do escritório Duda Porto Arquitetura, em sua Casa Lite, durante a 33ª edição da CASACOR São Paulo. Em sua segunda participação na maior mostra de arquitetura nacional, Duda projetou uma casa com 190 m² de área total, executada em apenas 40 dias. É uma construção autossuficiente, modular e sustentável, de execução limpa e rápida.

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Porta, Janela, Tijolo, Cadeira, Fachada, Pátio, Jardim, Viga, Terraço, Aido
© Denilson Machado – MCA Estúdio

“A casa Lite nasceu da busca por menos excesso e mais essência. Acreditamos que a moradia é um ponto de encontro no movimento constante da vida. Um palco para a nossas relações com a natureza e com quem amamos”, afirma Duda. Desenvolvido pelo profissional em 2013, o sistema Lite se baseia em uma arquitetura de planejamento e eficiência, em que cada detalhe é pensado para o melhor aproveitamento de material, transporte, integração entre o homem, a arquitetura e o espaço a seu redor. A ideia é buscar um equilíbrio perfeito entre natureza e habitante, usando de tecnologias e linhas essenciais da arquitetura para criar um lar aconchegante e contemporâneo, com o mínimo impacto ambiental.

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Sofá, Mesa, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Apresentada como uma representação dessa ideia, a casa Lite traz um sistema modular que a torna nômade, podendo ser desmontada, transportada e remontada em qualquer lugar. Com uma mente inquieta em busca novas soluções, Duda afirma que esse sistema surgiu como uma solução para um novo jeito de morar. “Hoje, nos voltamos um pouco para o passado, com a ideia do nomadismo. As casas devem se adaptar às diferentes etapas da vida, sendo essencialmente flexíveis, sustentáveis e móveis”, explica.

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Mesa, Cadeira, Prateleira, Bancada, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Arquitetura: A casa Lite foi desenvolvida com a premissa de flexibilidade. Sua planta compreende um quarto, mas pode agregar até quatro deles, dependendo do desejo e tamanho da família, além de permitir a expansão da cozinha. A casa é toda feita com estrutura metálica, de steel frame, que dispensa a concretagem. Isso tornou a obra limpa, com um baixo consumo de água e pouca emissão de poluentes. O projeto compreende 120 m² de área interna e 70 m² de externa, resultando numa morada toda integrada, onde a disposição do mobiliário cuida de delimitar as funções da casa. Sem barreiras, a casa é perfeita para comunhão e conversas entre amigos e familiares.

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Cadeira, Fachada, Jardim, Pátio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Os pisos são revestidos com carvalho da Parket e o forro é de madeira, um revestimento único que une todos os espaços e reafirma a ideia de integração e amplitude. Em seu interior, móveis de design assinado, como os de Jader Almeida, além de peças de lojas como Dpot, Arquivo Contemporâneo e Collectania. Tudo em tons neutros, passeando pelos claros e madeirados, compondo um lar rústico, mas ainda assim muito sofisticado. O jantar conta com uma mesa para até dez pessoas e a cozinha é toda composta com mobiliário planejado da Ornare. Para receber bem, conta com uma adega (Elettromec) e um pequeno bar. A estante serve como divisória para a área que abrange o quarto e a lareira (LCZ) traz todo o aconchego para os dias frios.

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Mesa, Viga, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Um pouco mais reservada, a área íntima tem parede de pedra natural (Pedra Lolinha) e a cabeceira (Ornare) aparece para trazer mais aconchego. Ali, uma obra dramática da Galeria Lume desponta como ponto de cor em meio a um ambiente sóbrio, em tons de cinza, preto e off-white. As grandes esquadrias e portas camarão com muxarabi permitem que o lar seja banhado por luz natural e emolduram o verde do paisagismo assinado pela Landscape. Na área gourmet externa somos apresentados a mais um conceito modular. Ela é composta apenas por três peças, todas desenhadas por Duda Porto: uma pia, um braseiro e um apoio com armário foram pensados para poderem ser movidos e compostos de outras formas, reconfigurando o ambiente. Ali, o deck de madeira (Monumental) conduz pelo caminho de pedras.

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Iluminação, Viga, Cama, Cadeira, Dormitório
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Planta
Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Cadeira, Iluminação, Porta, Mesa, Banheiro, Chuveiro
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Desmontável, a casa Lite pode ser facilmente transportada para outros terrenos, caso seja o desejo da família – ideia que vai totalmente de encontro com o tema da mostra, Planeta Casa, que compreende o lar como um universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade. “Até mesmo a arquitetura da Lite é neutra, pensada para que o proprietário possa viver onde desejar – seja em um cenário urbano, de serra ou praia”, conta Duda Porto. Exemplo disso é sua parede externa de still frame, revestida com pedra Miracema: detalhe charmoso do projeto, ela foi desenvolvida para ser revestida com produtos locais, adaptável de acordo com o destino da casa.

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Fachada, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Sustentabilidade: Inteiramente alinhada com o tema da edição, a Lite traz uma arquitetura afetiva e sustentável, com uma obra limpa e com pouco gasto de água. A casa conta ainda com sistema para captação de água pluvial e painéis solares da Vital, que são capazes de suprir boa parte da demanda energética. Sua arquitetura privilegia a ventilação cruzada, diminuindo a necessidade de condicionadores de ar. Como não poderia deixar de ser, todo projeto luminotécnico é de LED e conta com sistema de automação, garantindo conforto e economia. “A sustentabilidade está no essencial. Quando deixamos de construir o que não precisamos, focamos a energia no que é verdadeiramente importante”, afirma Duda. Apresentada durante a CASACOR, a Lite já conta com 20 unidades em negociação.

Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura - Janela, Fachada, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lite SP / Duda Porto Arquitetura" 18 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919238/casa-lite-sp-duda-porto-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.