Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos

Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Janela, VigaBloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Fachada, JanelaBloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - JanelaBloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - JanelaBloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Mais Imagens+ 27

  • Equipe De Projeto: Neudson Braga, Igor Ribeiro, Bruno Perdigão, Bruno Braga, Luiz Cattony, Epifanio Almeida, Custódio Santos, Renan Cid
  • Cliente: Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Arquitetos Responsáveis: Neudson Braga (Coordenação) + Rede Arquitetos + Croquis Projetos (Arquitetura)
  • Cidade: Cretéus
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Janela
© Igor Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bloco didático do campus da Universidade Federal do Ceará no município de Crateús é a segunda parte construída do conjunto previsto pelo plano diretor desta unidade acadêmica, dando sequência ao bloco administrativo que também é pórtico de entrada do campus. Esta segunda edificação é dividida em duas partes muito claras e complementares: uma cujo programa é voltado às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade – módulo educacional –, e outra destinada à convivência e serviços complementares para os alunos, professores e servidores – módulo de convivência.

Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Janela, Fachada
© Igor Ribeiro
Planta - Pavimento Térreo
Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Fachada, Janela
© Igor Ribeiro

O módulo educacional está disposto em um volume construído retangular de dois pavimentos, composto por duas alas de salas de aula, laboratórios, biblioteca e serviços, que se voltam para um grande vazio central. No térreo, este vazio serve de percurso coberto que vai conectar os diversos módulos – dando continuidade ao vazio do pórtico de entrada do campus –, além de contar com bancos e escadas de acesso ao pavimento superior, onde duas passarelas conectam as alas. Externamente, estas alas são protegidas por um conjunto de brises verticais com distintas inclinações.

Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Fachada
© Igor Ribeiro

Já a área de convivência se divide em um trecho mais fechado onde se concentram os ambientes, como cantina, gráfica e outros serviços, e uma parte aberta que se volta para o exterior do edifício, com um programa sem uso definido. Este conjunto recém edificado é formado por dois módulos do programa educacional, interligados por um módulo de convivência. Este é formado por dois trapézios espelhados que, juntos, geram um ângulo de 30 graus, dando continuidade ao percurso e gerando uma inflexão que serve para ir adequando o sistema de módulos às condicionantes de implantação, evitando também um percurso muito longo e retilíneo.

Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Janela, Viga
© Igor Ribeiro

A estrutura do conjunto edificado é mista, sendo composta por concreto armado nas alas e por uma estrutura metálica no vazio central e na parte aberta do módulo de convivência, sem a necessidade de apoios interrompendo o percurso interno. O clima semiárido foi fator determinante na materialidade e solução formal, tanto pelas estratégias de proteção da insolação direta através dos brises (nos módulos educacionais) e cobogós e janelas reduzidas (no módulo de convivência) e utilização da cor branca para reflexão do calor, mas que também funciona como solução econômica, de fácil manutenção e que tira proveito da luz como principal destaque do edifício.

Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Janela
© Igor Ribeiro

Mais do que formas complexas, as inflexões, relações de cheios e vazios e as inclinações variáveis dos brises do módulo educacional vão gerando um espaço rico em luz, que varia de acordo com a posição de quem observa e do horário do dia. Assim, o bloco didático do campus da UFC em Crateús é mais do que um edifício encerrado em si, com caráter objetual, e sim parte de um sistema de módulos flexíveis, capaz de passar por mudanças, ampliações e apropriações dos generosos espaços vazios ao longo do tempo.

Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos - Imagem 10 de 32
© Igor Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rodovia BR-226, Km 03, s/n, Crateús - CE, 63700-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bloco Didático – UFC Campus Crateús / Rede Arquitetos + Croquis Projetos" 18 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919143/bloco-didatico-nil-ufc-campus-crateus-rede-arquitetos-plus-croquis-projetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.