Edifício Residencial Arlington Grove / Smart Design Studio

Edifício Residencial Arlington Grove / Smart Design Studio - Mais Imagens+ 17

Dulwich Hill, Austrália
  • Arquitetos: Smart Design Studio; Smart Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20221
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ross Honeysett
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Austral Bricks, Bentley Systems, Boral, Empire Facades, Holyoake
  • Clientes: Galileo Group
  • Engenharia: Aurecon
  • Paisagismo: Context
  • Projeto Elétrico: Erbas
  • Planejamento: Urbis
  • Arquitetos Responsáveis: Smart Design Studio
  • Cidade: Dulwich Hill
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Ross Honeysett

Descrição enviada pela equipe de projeto. Catalisada pela extensão do VLT de Sydney até Dulwich Hill e um consequente rezoneamento para habitações de média densidade, o masterplan do Smart Design Studio para Arlington Grove cria um novo recinto residencial em conjunto à um belo paisagismo. Este antigo terreno industrial foi convertido em 246 apartamentos além de um espaço para comércio local em torno de pátios e ruas arborizadas. Em escala urbana, o local é concebido como uma extensão ao Johnson Park, que fica ao noroeste e, em um escala local, uma continuação da malha de ruas a sudeste.

© Ross Honeysett
Planta - Segundo Pavimento
© Ross Honeysett

Os quatro edifícios que compõem o projeto estão cuidadosamente localizados para conter o amplo paisagismo e maximizar o número de apartamentos com iluminação direta solar e vistas para o skyline da cidade e parque. As alturas dos edifícios são unificadas, sendo quatro andares adjacentes às ruas locais ou chegando até oito andares em direção ao Johnson Park. Cada prédio tem um endereço claro a partir das novas vielas privadas e calçadas acessíveis ao público localizadas nos amplos espaços verdes acessíveis ao nível térreo. Instalações como um galpão para conserto de bicicletas ou um salão social para reuniões e festas de aniversário foram incorporadas para aumentar o senso de comunidade.

© Ross Honeysett

Cuidadosamente compostas, longas elevações referenciando edifícios clássicos são emolduradas por cantos articulados. As lajes aparentes servem um duplo propósito, suportando as paredes de alvenaria ao longo da fachada e quebrando visualmente o edifício em segmentos. Além disso, as fachadas são articuladas através de lâminas de tijolos profundas que formam um brise soleil, incentivando o jogo de sombras. Sua elegante orientação vertical também oferece profundidade para auxiliar no controle solar passivo, protegendo os interiores dos edifícios do sol quente de verão, enquanto permite a entrada do sol de inverno em ângulo mais baixo.

© Ross Honeysett
Elevação Norte - C
© Ross Honeysett

O tijolo foi selecionado como o material principal tendo a estética e a praticidade em mente. Além de referenciar as propriedades vizinhas, acrescenta calor e textura ao edifício. É um material barato, eficiente e sustentável, de baixa manutenção, que continuará com boa aparência, sem os desafios do reboque ou pintura. A implantação estreita dos edifícios funcionam bem em conjunto com as capacidades térmicas positivas do tijolo.

© Ross Honeysett

O paisagismo é tão fundamental para o esquema quanto a forma construída. O Smart Design Studio colaborou com os arquitetos paisagistas, a Context, para conceber uma série de ambientes externos de diferentes escalas da “Arlington Square”, e a área gramada central suavizada por árvores de folha caduca ou o laranjal. Um novo corredor verde paralelo à linha do VLT fornece um paisagismo nativo informal que pode ser desfrutado por moradores, vizinhos, vida selvagem nativa e pela ciclovia que conecta ao centro de Sydney.

© Ross Honeysett

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dulwich Hill NSW 2203, Sydney, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Arlington Grove / Smart Design Studio" [Arlington Grove Residential Building / Smart Design Studio] 05 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918898/edificio-residencial-arlington-grove-smart-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.