Casa Própria / ZONA Architekci

Casa Própria / ZONA Architekci - Mais Imagens+ 61

  • Arquitetos: ZONA Architekci; ZONA Architekci
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:PION Fotografia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AQform, Acor, ByLight, Ponzio, Roca, Rzepa
  • Outros Participantes: Marta Szkudlarek, Paulina Wieczorek, Magdalena Sawicka
  • Arquitetos Responsáveis: Dominik Kolenda, Anka Topolska
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
© PION Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi um desafio muito específico e, ao mesmo tempo, exclusivo para os arquitetos. Cada linha desenhada se tornou um reflexo dos sonhos dos proprietários. Neste caso particular, o Grupo Metaforma foi capaz de cooperar com os clientes desde o início do processo de investimento até o ponto final no projeto de interiores.

© PION Fotografia

A abordagem integral do assunto criou um todo consistente. Graças à confiança mútua estabelecida, os arquitetos puderam responder às necessidades dos clientes e convencê-los a aceitar soluções mais modernas.

© PION Fotografia

A residência está localizada na zona de proteção do parque. A proximidade da natureza levou os arquitetos a criarem uma figura geométrica sólida afastada dos elementos de madeira. O corpo da edificação consiste em dois cubos de interseção. A sala de estar é abrigada no maior, enquanto a garagem e academia estão no menor. As condições naturais determinam a forma de um bloco. Conseguir a melhor iluminação foi um aspecto importante, já que a sua localização no terreno era desfavorável. Graças à configuração irregular das paredes, há mais luz natural nos dormitórios, permitindo que o terraço de um pavimento isole ainda mais a área privada da rua.

© PION Fotografia
Planta - térreo
© PION Fotografia

As fachadas foram revestidas em reboco preto com pigmentos frios e com proteção contra corrosão biológica. Uma solução especial projetada por Metaforma é o uso de um sistema de vigas mistas em céu aberto com ripas verticais pintadas de preto e vigas transversais também da mesma coloração. O composto de madeira que escolhemos, em vez de materiais naturais, não requer impregnação adicional. Tudo isso cria um efeito tridimensional interessante. Os detalhes escuros na forma de janelas de metal e balaustradas completam o conceito marcante da forma.

© PION Fotografia

Devido à localização na zona de proteção do parque e suas consequentes restrições, era necessário manter os pequenos animais em um caminho cercado. Outro requisito era uma análise detalhada do sistema de drenagem do solo e um sistema efetivo de coleta de água da chuva.

© PION Fotografia

O layout espacial da residência foi baseado no estilo de vida do cliente. A função deste lugar não é apenas ser um lar, é também o local de trabalho e o local onde os interesses da família são desenvolvidos, proporcionando a oportunidade de um descanso à vontade. Zonas foram designadas para realizar as ações em família. A área diurna está localizada no térreo, com dormitório para os hóspedes, sala de trabalho, esportes e entrada. O primeiro pavimento enfatiza a multifuncionalidade do objeto.

© PION Fotografia

O interior da casa é uma continuação e complemento das soluções aplicadas no exterior. Os arquitetos do Metaforma Studio garantiram que os materiais utilizados são consistentes com as fachadas, de modo que a edificação é um todo harmonioso. Os pisos em madeira, as portas e os acessórios dos móveis são mantidos em cores claras, bem como as vigas do lado de fora. A marcenaria, puxadores e escadas são projetados em preto, semelhante aos detalhes exteriores. A implementação de azulejos cinza de distribuição variada acentuou a divisão entre as salas. Cores contrastantes foram adicionadas em acessórios macios, como um sofá ou pufes. Além disso, tons de vermelho foram sugeridos para móveis projetados individualmente.

© PION Fotografia

Uma das muitas soluções interessantes dentro da casa são as escadas com corrimão iluminado. Outro detalhe é a grande estante de livros na sala de estar, a característica marcante de todo o interior.

© PION Fotografia

Os arquitetos também planejaram uma adega incomum. Um armazenamento de garrafas foi construído em pinos de madeira colocados entre fileiras de tijolos na parede. Neste ambiente escuro, você pode sentir o sabor da bebida selecionada e, ao mesmo tempo, admirar toda a coleção disponível visualmente multiplicada pelo espelho no final da sala.

© PION Fotografia

A cozinha não é um objeto oculto no espaço de estar. Ela intercepta e separa duas funções: comer e lazer. O uso de uma ilha permite que se trabalhe na cozinha e monitore o restante do ambiente ao mesmo tempo.

© PION Fotografia

Há também um lugar para praticar atividade física, que é uma das paixões dos moradores. A localização no piso térreo permite que os equipamentos pesados sejam colocados no chão, e sua proximidade com o terraço e sala permite estar perto da família.

© PION Fotografia

Um bloco foi projetado para separar as áreas públicas e privadas. O escritório tem uma entrada separada que elimina o problema de interromper a vida diária dos moradores.

© PION Fotografia

Todos os ambientes são projetados para atender às necessidades dos usuários. Os grandes espaços que se abrem no terreno proporcionam a sensação de conforto, enquanto as soluções funcionais dão a sensação de liberdade. 

Planta - primeiro pavimento

Essa residência é um projeto implementado sistematicamente, baseado em um acordo entre os clientes e os arquitetos. Graças à cooperação e confiança mútua, ambos estão satisfeitos com o resultado.

© PION Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Própria / ZONA Architekci" [Own House / ZONA Architekci] 26 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918693/casa-propria-zona-architekci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.