Encontros de Arquitetura: debate sobre educação a partir de projetos arquitetônicos no IABsp

A partir de junho de 2019 a plataforma profissional do IABsp inaugura os “Encontros de Arquitetura”. A ideia desses encontros é discutir a produção de arquitetura contemporânea brasileira organizada por temas. A conversa contará com a presença de profissionais atuantes no campo da arquitetura e será mediada por um convidado externo ou por um dos integrantes do grupo formado pelo IABsp para a curadoria dessa atividade.

Este grupo é formado pelos seguintes profissionais:

Christina de Castro Melo – arquiteta sócia da Teúba Arquitetura
Gabriela de Matos – arquiteta criadora da revista Arquitetas Negras
Marco Artigas – arquiteto e Vice Presidente do IABsp
Romullo Baratto – arquiteto e editor do Archdaily

Os “Encontros de Arquitetura” serão mensais, sempre na segunda quinta feira de cada mês e terá um formato mais descontraído. Cada convidado terá 12 minutos para explicar o projeto escolhido para apresentação e a partir daí será aberta a conversa sobre o tema do dia. A participação do público é que irá ditar o ritmo do encontro.

Prevemos também registrar todas as conversas para ampliar o acesso pelos meios digitais bem como para embasar futuras manifestações o IABsp sobre arquitetura e a contribuição dos arquitetos para cada um dos temas a serem tratados nesses encontros.

O nosso primeiro “Encontros de Arquitetura” abordará um tema que foi protagonista das discussões políticas nacionais nas últimas semanas, a “Educação”. Para esquentar essa discussão convidamos com 4 escritórios que irão expor os projetos educacionais produzidos pelas respectivas equipes nos últimos anos.

Nossos convidados:

ANDRADE MORETTIN ARQUITETOS
O escritório, fundado em 1997, surgiu da associação dos arquitetos Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, ambos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1992 e 1991, respectivamente. Atuando na área de projetos de arquitetura e urbanismo, trabalha com projetos de diversas escalas e de naturezas bastante variadas, tanto para o setor público como para o setor privado. A conquista de algumas premiações importantes no panorama nacional e internacional conferiu ao escritório considerável estabilidade e garantiu o encargo de projetos de relevância na cidade.

BASE URBANA
É um hub de arquitetura que trabalha com o conceito de BASE desde 2007. Agrega equipes multidisciplinares e arquitetos parceiros para desenvolver ações projetuais. Nosso projeto de arquitetura transforma o espaço em diferentes escalas, em um processo participativo, personalizado e criativo.
A célula mater da Base Urbana é formada pelas arquitetas e urbanistas Catherine Otondo e Marina Grinover. Ambas mantêm uma atividade didática regular e integram a experiência e as inovações das pesquisas acadêmicas com a prática do escritório. As sócias se complementam, aliando o gesto e a experimentação do desenho com o rigor do desenho industrial e soluções construtivas criativas.

HEREÑÚ & FERRONI ARQUITETOS
Fundada em 2002 pelos arquitetos Pablo Hereñú e Eduardo Ferroni, a h+f arquitetos vem construindo um percurso estruturado a partir da complementaridade da atividade profissional – através da elaboração de projetos públicos e privados com diversos programas e escalas de abrangência – e da acadêmica, por meio do ensino e da pesquisa. Pautado por um modo coletivo de produção e troca de conhecimento, o escritório se configura como um espaço permanentemente aberto às parcerias e colaborações.

+K ARQUITETOS
Estúdio de arquitetura fundado em 2000 por Keila Costa, arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo desde 1995 e tem como objetivo a colaboração multidisciplinar entre diversos profissionais para o desenvolvimento de projetos públicos, institucionais, privados e artísticos em diversas escalas. Possui diversos projetos premiados em concursos nacionais e projetos expostos em publicações e exposições nacionais e internacionais, como na 13. Bienal Internacional de Veneza (Itália), 2012.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Encontros de Arquitetura: debate sobre educação a partir de projetos arquitetônicos no IABsp" 07 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918673/encontros-de-arquitetura-debate-sobre-educacao-a-partir-de-projetos-arquitetonicos-no-iabsp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.