Igreja San Juan María Vianney – Media Legua / Enlace Arquitectura

Igreja San Juan María Vianney – Media Legua / Enlace Arquitectura - Mais Imagens+ 13

La Media Legua, Venezuela
  • Arquitetos: Enlace Arquitectura; Enlace Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  235
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carlos Ancheta
  • Equipe De Projeto: Enlace Arquitectura
  • Cliente: Parroquia de Tarmas, Estado Vargas, Venezuela. Padre Abelardo Bazó
  • Engenharia Estrutura: Ricardo Silva
  • Engenharia Calculista: Guillermo Bazó
  • Colaboradores: Rafael Monterrey, Walter Monterrey
  • Arquiteta Responsável: Elisa Silva
  • Cidade: La Media Legua
  • País: Venezuela
Mais informaçõesMenos informações
© Carlos Ancheta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja San Juan María Vianney tem uma vista magnífica da cordilheira do norte da Venezuela em direção ao Mar do Caribe e faz parte da comunidade rural La Media Legua, a aproximadamente duas horas e meia da rodovia Caracas, no estado de Vargas. A igreja é projetada para receber 200 pessoas de áreas próximas, muitas das quais estarão se movendo a pé. O projeto também inclui, para uma fase futura, quartos e espaços para retiros espirituais.

© Carlos Ancheta
© Carlos Ancheta

A estrutura da igreja é concebida por blocos de cimento convertidos em paredes estruturais, inserindo cabos de aço e concreto nas cavidades internas. Acima de 2,40 metros de altura (correspondendo a 12 fileiras de blocos) começam a aparecer aberturas que aumentam suas dimensões à medida que a parede ergue-se, permitindo que o espaço interior seja naturalmente ventilado e iluminado. 

© Carlos Ancheta

Três aberturas maiores ao nível dos olhos aproximam a paisagem exterior da igreja, emoldurando árvores e uma cruz. A construção foi realizada por membros da comunidade de La Media Legua usando materiais que podem ser obtidos com relativa facilidade, uma vez que a escassez de materiais de construção tem sido um tema quente no país há muitos anos. Outra vantagem dos blocos e concreto é que eles exigem manutenção mínima.

© Carlos Ancheta

A Igreja faz parte da Paróquia de Tarmas, que tem uma população de 13.500 habitantes, muitos dos quais vivem na pobreza. A paróquia é muito extensa e leva várias horas para completá-la.

© Carlos Ancheta

A igreja tem uma área de mais de 2.000 m2 que originalmente pertencia à família Monterrey, que foram beneficiários na década de 1960 da Lei de Reforma Agrária. Anos mais tarde, movimentos de terra foram feitos em preparação para um programa agrícola universitário, mas o projeto nunca se concretizou. A ideia de criar uma igreja no local surgiu da preocupação da comunidade, a ser tomada pelo governo para construir um dispensário de alimentação ou um de seus programas de assistência conhecidos como "missões". Eles ouviram rumores de que a terra ele estava na mira das autoridades e foi até o padre Abelardo Bazó, o pároco de Tarmas, com a proposta de ocupá-lo proativamente em uma igreja. 

© Carlos Ancheta

Na prática, a comunidade sente que não tinha um local de culto, pois muitos são praticantes e precisavam viajar mais de uma hora para chegar a uma igreja. Assim, a iniciativa de criar naquele lugar específico, a Igreja de Mídia Legua que mais tarde seria consagrada como A Igreja San Juan María Vianney, em honra do Cura de Ars que tinha 150 anos de idade na época nasceu.

© Carlos Ancheta

Hoje a igreja representa o centro da comunidade. O espaço que precede a igreja funciona como praça pública e com sucessivas doações será adequado com móveis, iluminação e balanços para as crianças. Dadas as circunstâncias e desafios que surgem na Venezuela para realizar as tarefas mais diárias, ter conseguido concluir este projeto e usar o espaço para celebrações religiosas é em si uma conquista muito significativa para a comunidade.

© Carlos Ancheta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Media Legua 1167, Vargas, Venezuela

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja San Juan María Vianney – Media Legua / Enlace Arquitectura" [Iglesia San Juan María Vianney – Media Legua / Enlace Arquitectura] 08 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918555/igreja-san-juan-maria-vianney-nil-media-legua-enlace-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.