Edifício LL 2474 / Arqtipo

© Federico Kulekdjian

Edifício LL 2474 / Arqtipo - Mais Imagens+ 27

Parque Chas, Argentina
  • Arquitetos: Arqtipo; Arqtipo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1590
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias :Federico Kulekdjian
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aserradero Vagol, Calderas TRIANGULAR, Carpinterías CONSTRUSER ALVEAR, Corralón Tramontana AST, Hormigón elaborado ING. CASAS, Pisos PATAGONIA FLOORING, Pisos y Revestimientos NOI, Sanitarios San Martín
  • Direção De Obra: Paola Castelnuovo
  • Assessoria De Projeto: Lucas Gorroño
  • Colaboradores: Germán Cappiello, Catarina Staric, Leonardo Pulzoni.
  • Estrutura: Pablo Lulkin
  • Autores: Diego Aceto, Darío Litvinoff, Paola Castelnuovo
  • Cidade: Parque Chas
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Contexto

O edifício LL 2474 assume uma condição intersticial propondo operações morfológicas que o articulam em um contexto em contínua transformação.

O edifício se torna uma peça arquitetônica que se desenvolve em uma quadra típica e heterogênea no tecido urbano do bairro de Agronomia. Ele está situado em um terreno de 8,66 x 36 m, cuja linha frontal interna deve ser localizada em uma profundidade de 32 metros no distrito E3, o que permite construir um envoltório maior do que a própria capacidade construtiva.

© Federico Kulekdjian
Planta 02
© Federico Kulekdjian

O projeto aproveita a altura máxima permitida pelo zoneamento do bairro, liberando a lateral esquerda e propondo uma série de espaços "abertos" de diferentes alturas que estão relacionados à extremidade direita.

© Federico Kulekdjian

Sua volumetria permite o agrupamento de pátios em relação a ambos os limites, como finalização, respeitando as pré-condições e qualificando as características do projeto.

Configuração

A proposta considera o tijolo cinza como o material principal do projeto e assume a relação entre o envoltório máximo e a capacidade de construção, com base nas possibilidades espaciais geradas pela interface entre essas condicionantes.

© Federico Kulekdjian
Axonométrica 01
© Federico Kulekdjian

Cria-se uma articulação entre a pele exterior, a materialidade do tijolo cinzento, sensível ao contexto, a orientação e o envoltório interno típico das unidades habitacionais.

São propostas expansões que "se movem" em diferentes níveis e que permitem que a luz seja filtrada até os pavimentos mais baixos.

© Federico Kulekdjian

Disposição

O edifício possui um térreo livre onde o hall de entrada, as vagas de estacionamento e o parque estão localizados. Nos níveis mais baixos, projetam-se unidades de pequena escala (quatro unidades por pavimento). Estas podem abrigar residências e estúdios profissionais.

© Federico Kulekdjian

Nos níveis superiores estão disponíveis as unidades maiores que geram os recuos e a variabilidade desejada em suas expansões para filtrar a luz e permitir a ventilação cruzada. No último nível, as atividades comunitárias são organizadas, criando um espaço para reuniões e lazer.

© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Llerena 2474, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício LL 2474 / Arqtipo" [Edificio LL 2474 / Arqtipo] 18 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918401/edificio-ll-2474-arqtipo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.