Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo

Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Terraço, FlorestaRefúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela, FlorestaRefúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Madeira, Viga, Dormitório, JanelaRefúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela, DormitórioRefúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 11

Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela, Floresta
© Ale Carnieri

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto faz parte do grupo de acomodações de um hotel fazenda no município de Balsa Nova no sul do Brasil. Implantado cerca de 200 metros da uma falha geológica onde é possível enxergar grande parte da Serra do Mar paranaense, o Refúgio do Bosque está grudado à um maciço arbóreo de mata atlântica nativa. Rodeado por importantes elementos naturais, o projeto abre-se à natureza por dois amplos planos de vidro, caracterizando-o como um elo de ligação entre a natureza e o abrigo construído pelo homem.

Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Madeira, Viga, Dormitório, Janela
© Sergio Mendonça Jr.
Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 12 de 16
Planta
Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela, Cadeira, Viga, Terraço
© Ale Carnieri

A conexão exterior – natureza – e interior – abrigo – forma o principal elemento indutor do processo projetual do refúgio. O conceito de provocar o mínimo impacto ao meio natural possibilitou chegar ao partido formal arquitetônico, onde a pureza dos ângulos retos da volumetria e as fachadas com poucos elementos valorizam ainda mais a atmosfera viva e dinâmica do entorno.

Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Terraço, Floresta
© Sergio Mendonça Jr.

Além da busca do protagonismo formal à natureza ao redor, estruturalmente o projeto conta com a reutilização de um contêiner marítimo de 12 metros de comprimento como estrutura principal. Já para a estrutura secundária, utilizou-se do metal pré-moldado, e por fim, da madeira para formar tanto o deck de acesso ao refúgio quanto o deck para a contemplação da paisagem.

Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela, Dormitório
© Sergio Mendonça Jr.

A madeira também é utilizada como principal material de acabamento. Na fachada leste, ela se mostra soberana por tábuas de pinus altoclavado no sentido vertical. Do lado interno, a madeira conduz o usuário ao conforto pela sua textura natural no piso, no forro e nos mobiliários.

Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 6 de 16
Cortesia de Bruno Zaitter

É internamente que o projeto ressalta seu lado dinâmico. A funcionalidade se apresenta tendo a sala de banho como o único espaço isolado dentro desse refúgio. Todo o restante forma uma planta livre possível de organizar as áreas de dormir, comer e conviver de acordo com a logística e necessidade do usuário.

Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Banheira, Pia, Banheiro, Chuveiro
© Sergio Mendonça Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estr. da Lage, 5000, Balsa Nova - PR, 83670-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio do Bosque / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo" 28 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917931/refugio-do-bosque-bruno-zaitter-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.