Pavilhão Eco / Pezo Von Ellrichshausen

Pavilhão Eco / Pezo Von Ellrichshausen - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Pezo Von Ellrichshausen; Pezo Von Ellrichshausen
  • Colaboradores: Diego Perez, Francesca Malventi, Isabella Hubsch
  • Cliente: Mosca Partners
  • Construção: De Castelli
  • Consultores: Flos, Salvatori
  • Arquitetos Responsáveis: Mauricio Pezo, Sofia von Ellrichshausen
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Pezo Von Ellrichshausen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pela dupla Mauricio Pezo & Sofia von Ellrichshausen do escritório chileno de arquitetura Peso Von Ellrichshausen, o Pavilhão Eco é uma estrutura espelhada construída em meio do pátio central do Palazzo Litta em Milão. Uma estrutura reflexiva que distorce as perspectivas do palácio barroco, sobrepondo novas camadas e construído uma nova narrativa espacial que transita entre o passado histórico do lugar e a contemporaneidade de sua arquitetura.

Cortesía de Pezo Von Ellrichshausen
Cortesía de Pezo Von Ellrichshausen

O pavilhão parece se contrair na mesma medida que se expande, ele é tão visível quanto invisível, uma presença sólida e etérea ao mesmo tempo. É um objeto incerto e difícil de definir à primeira vista, imagens refletidas que ressoam as dimensões e proporções das arcadas do palácio barroco que o cerca. O Pavilhão Eco é como uma caixa mágica (talvez a caixa de Pandora), uma estrutura que ecoa a arquitetura do palácio, repetindo a proporção de seus lados iguais, um quadrado extrudado em forma de cubo (5 metros de lado) e coroado por uma estrutura que se expande em direção aos quatro lados do pátio refletindo o pavimento de pedra em suas 'coberturas' (10 metros de lado). No nível da praça, o pavilhão pode ser acessado pelos seus quadro lados enquanto que acima, a estrutura de cobertura assume a forma de uma pirâmide invertida com uma inclinação de proporções 1:2, com suas faces voltadas para os quatro pontos cardeais.

Cortesía de Pezo Von Ellrichshausen
Cortesía de Pezo Von Ellrichshausen

As superfícies que revestem as fachadas do pavilhão foram construídas em aço inox polido, convertendo este objeto em um perfeito espelho tridimensional que reflete a arquitetura barroca do palácio, distorcendo seus elementos e transfigurando a sua imagem. Através de sua simplicidade formal, o pavilhão se converte em uma presença imaterial em meio a praça, refletindo seu entorno e ressignificando as suas arquiteturas.

Os visitantes se encontram com um objeto inesperado, uma nova versão deste  monumento histórico. Levantando os olhos para o céu é possível ver o pavimento de pedra refletido que flutua cinco metros acima do solo. Ao entrar no pavilhão, atravessando seus portais de aço maciço, todo o peso da arquitetura se desfaz, revelando apenas o azul fugaz do céu de Milão.

Cortesía de Pezo Von Ellrichshausen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Corso Magenta, 24, 20121 Milão MI, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Eco / Pezo Von Ellrichshausen" [Pabellón Eco / Pezo Von Ellrichshausen] 20 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917880/pavilhao-eco-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.