Casa RG / Michel Macedo Arquitetos

Casa RG / Michel Macedo Arquitetos - Mesa, Bancada, Cadeira, VigaCasa RG / Michel Macedo Arquitetos - Fachada, JanelaCasa RG / Michel Macedo Arquitetos - Porta, FachadaCasa RG / Michel Macedo Arquitetos - Fachada, CorrimãoCasa RG / Michel Macedo Arquitetos - Mais Imagens+ 20

Pato Branco, Brasil
Casa RG / Michel Macedo Arquitetos - Janela, Fachada
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Condicionado por uma fronteira protegida ambientalmente nos fundos do relevo do terreno, a delimitação reservada para a residência RG diverge em dois fatores prioritários distintos, um ambiental e outro humano: o desnível acidentado, característico do contexto patobranquense, e o valor contemplativo que a vegetação preservada oferece aos moradores no limite mais privado do lote.

Casa RG / Michel Macedo Arquitetos - Mesa, Bancada, Cozinha, Iluminação, Cadeira, Viga
© Eduardo Macarios
Corte Longitudinal
Casa RG / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 7 de 25
© Eduardo Macarios

O projeto, então, propõe uma alternativa que concilia esses dois aspectos. A partir da rua, a casa se estende do limite superior do lote para os fundos, de forma a liberar a declividade do terreno enquanto se adequa à mesma, criando uma área sombreada sobre o solo e vinculando o acesso principal ao espaço público da rua. Em sua conformação, o projeto assume, então, um pavimento térreo para finalidades íntimas – cuja elevação permite privacidade e as melhores visuais -, e um nível em subsolo para fins sociais e de serviços. Ambos os pavimentos podem ser acessados pela rua a partir do eixo de circulação disposto na fachada principal, que vincula a rotina diária ao espaço urbano.

Casa RG / Michel Macedo Arquitetos - Cadeira, Fachada, Terraço, Pátio, Viga
© Eduardo Macarios

Além disso, os somente três pilares de concreto e as lajes protendidas esguias garantem à residência traços contemporâneos, estética pura e planta mais livre, e uma apropriação elegante dessa amostra do relevo da cidade, uma vez que a leveza aparente da edificação e o caráter contemplativo fornecido pela transparência do subsolo asseguram a vitalidade desta residência que anseia respeitar as possibilidades dos moradores e do entorno existente. 

Casa RG / Michel Macedo Arquitetos - Janela, Fachada
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RG / Michel Macedo Arquitetos" 25 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917817/casa-rg-michel-macedo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.