Residência Familiar na Rua Zámecká / Mimosa architekti

Residência Familiar na Rua Zámecká / Mimosa architekti - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Mimosa architekti; Mimosa architekti
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Robert Žákovič
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansa, Nuprotec, Princ parket, Villeroy & Boch, Zangra
© Robert Žákovič

Descrição enviada pela equipe de projeto. O entorno único da Rua Zámecká no centro de Mikulov é criado por seus pequenos edifícios, a panorâmica de telhados de casas históricas e o amplo horizonte que se abre para evidenciar a paisagem austríaca, além da massa dominante do Castelo de Mikulov na parte de trás. Por último, mas não menos importante, pela história do bairro judeu no qual se encontra. A intenção explícita do arquiteto se manifestou em seus esforços em preservar a privacidade no entorno altamente turístico e, ao mesmo tempo, respeitar o caráter histórico do centro de Mikulov, fazendo uma distinção discreta, mas clara, entre a casa e os edifícios históricos circundantes.

© Robert Žákovič

Da forma como foi desenhada, a casa utiliza toda a superfície do lote, com aproximadamente 240 metros quadrados. Ela se abre a um pátio íntimo contido por paredes baixas feitas em calcário e tijolos locais. A sala de estar e o ateliê estão conectados tanto pelo pátio, quanto por uma escada externa que se eleva a uma varanda de proporções generosas e um dormitório situado no segundo pavimento. 

Planta - Térreo
Planta - Pavimento Superior

O interior da casa utiliza de forma vantajosa a diferença de altura entre as cotas da rua e do pátio, assim como a interconexão de várias áreas internas e os dormitórios no segundo pavimento com a estrutura do telhado aparente.

© Robert Žákovič
© Robert Žákovič

A atmosfera desta casa é constituída a partir da aplicação de diversos materiais e soluções estruturais: a casa tem uma estrutura de tijolos, enquanto o ateliê consiste principalmente em uma estrutura de madeira, com sua fachada revestida com placas de larício.

© Robert Žákovič

A casa foi construída com materiais clássicos. No entanto, se diferencia e vários detalhes em relação aos edifícios históricos formalmente similares na execução. A forma do objeto é simplificada por meio de canais ocultos. As telhas cerâmicas são similares às planas normalmente utilizadas, mas têm uma borda reta. As janelas não tem caixilho ou recebem uma moldura de madeira.

Corte 01
Corte 02

Uma parte maior da área do pátio é reforçada por um terraço de tijolos e uma eira, rosas e várias ervas plantadas em torno das paredes baixas.

© Robert Žákovič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Familiar na Rua Zámecká / Mimosa architekti" [Family House in Zámecká Street / Mimosa architekti] 26 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917350/residencia-familiar-na-rua-zamecka-mimosa-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.