Curso História da Arte, Pintura, Arquitetura, Fotografia & Cinema - Módulo 2

O curso – oferecido em três módulos mensais (abril, maio e junho) de quatro aulas cada – discutirá questões centrais da história da arte moderna a partir de obras emblemáticas de: Paul Cézanne; Louise Bourgeois; Le Corbusier; Marguerite Duras; Federico Fellini; Toyo Ito; Rem Koolhaas; Kazimir Malevich; Hannes Meyer; Aleksander Rodchenko; Arnold Schoenberg; e, Giuseppe Terragni. Os módulos podem ser cursados individual ou sequencialmente. A partir de uma abordagem crítica e não-linear da história da arte e arquitetura, as aulas trarão pontos paradigmáticos do campo no século 20. O heterogêneo grupo de jovens palestrantes selecionados (historiadores da arte, curadores, arquitetos e psicanalistas) fornece, em si, um panorama da nova crítica e pesquisa de arte em São Paulo.

Módulo 2 . Maio
Desvios, choques e dissonâncias

A partir do entre guerras e da ascensão de regimes totalitários, a arte moderna entra em um momento de autoquestionamento, acirrando as contradições dos mecanismos de produção e circulação das obras. A produção artística passa a ser instrumentalizada por regimes autocráticos, como no caso da Mostra da Revolução Fascista, debatida no curso pela análise do painel de Giuseppe Terragni. O pós-guerra traz um exame e investigação crítica desse processo e seus desdobramentos, calcados em uma relação contraditória com o projeto modernista. Neste sentido, destaca-se a representação de Fellini do espaço urbano de Roma – na qual o diretor insere, na construção coletiva da cidade, elementos subjetivos de sua memória – e as radicalizações das composições de Schoenberg do período. Ao adentrar nos anos 60 e 70, a produção artística é colocada novamente em xeque como prática. O holandês Rem Koolhaas apresenta no projeto A Cidade do Globo Cativo e, logo depois, em Nova York Delirante uma interlocução crítica tanto ao urbanismo moderno quanto ao total esvaziamento da forma, então em debate no período.


21/05 – Lucas Vilalta – A Survivor from Warsaw, Arnold Schoenberg: Expressão e Forma Musical no Horror do Nazismo

28/05 – Gabriel Kogan – A Cidade do Globo Cativo, Rem Koolhaas: O delírio moderno


Clara Figueiredo e Gabriel Kogan
Organizadores:

CLARA FIGUEIREDO, Fotógrafa e pesquisadora. Doutora e mestre em Arte Visuais (ECA/USP). Ministrou disciplinas, palestras e oficinas na área de artes e fotografia na Anhembi Morumbi, ENFF, SESC e SENAC.

GABRIEL KOGAN, Arquiteto e editor, graduado em arquitetura e urbanismo (FAU/USP). Palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI/Mantova: 2015-2018) e na Escola da Cidade (desde 2018). Ministrou cursos livres no MASP e MuBE. Foi colaborador da Folha de S.Paulo, além de revistas nacionais e internacionais. Trabalhou no Studio MK27 (2007-2015). Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas. Integra o juri do Troféu APCA para a categoria Arquitetura.

02 encontros avulsos| 19h às 21h30 | terças-feiras

21 e 28 de maio

R$ 150 por aula

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso História da Arte, Pintura, Arquitetura, Fotografia & Cinema - Módulo 2" 15 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917145/curso-historia-da-arte-pintura-arquitetura-fotografia-and-cinema-modulo-2> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.