Casa REPII / VivoTripodi

Canelones, Uruguai
  • Arquitetos: VivoTripodi; VivoTripodi
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  96
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Guiponi
  • Arquitetos: Valentina Zecchi, Soledad Casarotti, Sebastián Mengot
  • Cálculo Estrutural: Estudio Chamlian-Buenaventura
  • Interiores: Estudio CL (Valentina Cancela, Mariana Lauretta)
  • Paisagismo: Clemencia Zorrilla
  • Construção: Ihouse
  • Mobiliário: Kavehome Uruguay
  • Arquitetos Responsáveis: Bernardo Vivo, Guzmán Trípodi
  • Cidade: Canelones
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações

Casa REPII / VivoTripodi - Mais Imagens+ 26

© Marcos Guiponi

Descrição enviada pela equipe de projeto. REPII representa a segunda parte de um projeto realizado pelo escritório há anos atrás. Nesta oportunidade, a encomenda do projeto consistiu em ampliar a capacidade de receber familiares ou visitas na casas. A palavra ampliação muitas vezes assume um significado de expansão sobre o construído, ampliar um espaço "esticando" os limites existentes para conceber novos espaços. Para nós, estes novos espaços deveriam ser concebidos como espaços desconectados da casa principal, permitindo que os convidados desfrutem de momentos íntimos e aproveitem ao máximo o contato com a natureza.

© Marcos Guiponi
© Marcos Guiponi

A construção de projetos em locais remotos ou de difícil acesso, faz atentar em muitas ocasiões contra o estado natural do lote, o envio de materiais, o controle sobre a obra, entre outras coisas. A construção modular pré-fabricada ajuda a mitigar estes fatores, já que a casa se constrói em um entorno fechado, alheio a fatores climáticos, próxima a todo tipo de fornecimento material e, em geral, próximo ao escritório de arquitetura ou ao cliente para logo ser enviada (por caminhão) a seu destino final, o terreno, em repouso semi-permanente. A intervenção no terreno foi mínima e seu estado natural foi alterado minimamente mantendo sua essência natural. Uma paisagem grata.

© Marcos Guiponi
© Marcos Guiponi

Cada módulo se desenvolve em 48 metros quadrados. Essa área foi idealizada para abrigar uma única pessoa, ou um casal, ou casais, famílias, amigos, ou seja, sendo flexível a qualquer habitante. O interior se subdivide em três espaços definidos, ainda que sem portas que os separem, permitindo romper com um conceito tradicional de delimitar os interiores e assim enfatizar a conexão entre as pessoas. Os espaços são definidos pelos dormitórios, um estar ou espaço intermediário, uma kitchenette e um banheiro completo.

© Marcos Guiponi

As medidas internas foram definidas pela largura das tábuas cujas linhas coincidem em todos os planos verticais e horizontais da casa. Isso permitiu obter um aproveitamento máximo das tábuas, quase sem recortes ou ajustes, e uma visão homogênea do espaço.

© Marcos Guiponi

© Marcos Guiponi

Em relação à vista para a paisagem, janelas fixas permitem uma máxima visão com mínima restrição. A perspectiva, com a casa elevada em relação ao terreno, faz com que quando alguém percorre o interior, pareça estar flutuando sobre o solo, sem pisar nele, sem se molhar, e alheio ao frio e ao calor. Uma sensação extrema de abrigo. Refúgio + paisagem = refugiar-se na paisagem.

© Marcos Guiponi

A fachada norte, exposta ao sol do hemisfério sul, conta com uma série de persianas, quase invisíveis quando fechadas, que permitem controlar a entrada de luz solar no verão e aproveitar ao máximo a insolação no inverno, além de permitir o fechamento do setor mais exposto da casa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa REPII / VivoTripodi" [Casa REPII / VivoTripodi] 19 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916955/casa-repii-vivotripodi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.