
O livro Parques urbanos de São Paulo traz ensaios fotográficos que registram o cotidiano de treze parques paulistanos, tão diversos quanto a cidade e sua população: parques do centro e da periferia, novos e antigos, célebres e conhecidos apenas localmente. As fotos revelam a pluralidade de usos que os paulistanos fazem desses espaços, e surpreendem ao mostrá-los de maneira distanciada, detendo-se igualmente diante de aspectos planejados e incidentais. O lançamento do livro será, significativamente, no Parque Ibirapuera, no dia 11 de maio, às 11 horas.
Parques urbanos revelam os anseios dos moradores da cidade e suas ideias sobre o que deve ser uma área de lazer. Na cidade de São Paulo, a diversidade de visões está expressa na diversidade dos parques. Alguns reproduzem áreas naturais, e contêm apenas gramados e árvores, convidando os frequentadores a caminhadas e à contemplação. Outros estão equipados para receber vários tipos de atividades esportivas e lúdicas, oferecendo quadras, pistas, estrutura para grandes shows ou até para esportes náuticos.
Os ensaios de Tatewaki Nio e André Bueno são um registro revelador e surpreendente de uma nova etapa na vida social de São Paulo. Os paulistanos estão voltando a frequentar espaços públicos e a conviver com pessoas diferentes, exercitando sua civilidade ao negociar o compartilhamento desses locais. Para muitos moradores da cidade, mais acostumados com a São Paulo privada e entremuros do passado, será uma surpresa ver essa faceta mais livre dos seus concidadãos.
