Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura

Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 6 de 30Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 1 de 30Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 2 de 30Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 3 de 30Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  385
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa do Vidro, Claramar, Fernando Ayoama, Objetiva Atacadista, Só Reparos, WSG iluminação
  • Autores: Pedro Grilo, Guilherme Araujo
  • Equipe De Projeto: Paulo Cavalcanti, Mariana Freitas, Letícia Claro, Caterina Ferreiro, Adauto Carvalho, Fernando Longhi, Ana Luísa Meira, Laíssa Novais
  • Cliente: Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas
  • Instalações: Mol! Engenharia, Cláudio Bucar, André Osório
  • Ar Condicionado: Arédio
  • Obra: Pórtico Empreendimentos, Gustavo Stival, Raphael Stival
  • Cidade: Asa Norte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 18 de 30
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da sede do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) teve como foco uma nova ocupação do espaço de trabalho baseada essencialmente na integração e transparência dos espaços.

Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 5 de 30
© Haruo Mikami
Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 30 de 30
Circulação
Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 22 de 30
© Haruo Mikami

O local possui uma vista privilegiada para o Eixo Monumental de Brasília a partir do 11º andar de um edifício de escritórios recém inaugurado. Assim, a primeira iniciativa do projeto foi a remoção das paredes que separavam as 9 salas comerciais para a liberação das visuais a partir da recepção e consequente unificação do espaço. Os locais não passíveis de demolição (banheiros e corredores) foram alterados o mínimo possível para a locação das funções de serviço. Dessa forma, foram definidos dois eixos claros de circulação a partir dos dois núcleos de elevadores existentes: um de serviço, restrito aos funcionários, e um social, para o público em geral.

Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 19 de 30
© Haruo Mikami

O vão resultante da demolição foi delimitado em outros dois núcleos: no lado maior, as salas de trabalho e diretoria; no lado menor, as salas de estar, reunião e conferência.

Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 24 de 30
© Haruo Mikami

Assim, torna-se possível a realização de eventos para delegações internacionais sem a interferência direta sobre cotidiano de trabalho da PMA. Da mesma maneira, o emprego de portas de correr gera a possibilidade de expansão dos núcleos e integração de todas as salas da agência. Esse gesto foi fundamental para criar ambientes multifuncionais propícios simultaneamente ao trabalho e à socialização, ao formal e ao informal.

Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 15 de 30
© Haruo Mikami

A ambientação do escritório buscou a humanização dos espaços a partir do contraste de elementos sensoriais - vasos de plantas, textura de juta, remetendo às plantações e às sacas de alimentos - com o mobiliário existente, de caráter sóbrio. No vão central, o teto foi deixado à vista, expondo o concreto da estrutura, e os dutos de ar condicionado foram pintados de um tom verde-acinzentado, assim como auditório. Para reforçar a continuidade e fluidez entre os núcleos, o piso vinílico cinza foi aplicado em toda a agência. As salas de diretores e reuniões são brancas para não interferir na vista da paisagem. Por fim, o balcão da recepção foi preenchido com terra, uma singela lembrança da origem essencial dos alimentos.

Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura - Imagem 17 de 30
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:SHN - Área especial A 1 Bl A - Asa Norte, Brasília - DF, 70740-610, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório PMA ONU – Sede Brasileira / CoDA Arquitetura" 13 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916473/escritorio-pma-onu-nil-sede-brasileira-coda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.