Casa Cloud / Akin Atelier

Casa Cloud / Akin Atelier - Mais Imagens+ 15

Bondi Beach, Austrália
  • Arquitetos: Akin Atelier; Akin Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  196
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Murray Fredericks
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dulux, Eco Outdoor, GRAPHISOFT, Granite Marble Works, Interia, Lysaght, Nash Timbers, Robert Plumb, Vitrocsa
  • Paisagismo: Dangar Barin Smith
  • Equipe De Projeto: Kelvin Ho, Georgia McGrowan, Linda Tjaturono
  • Cidade: Bondi Beach
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Murray Fredericks

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cloud é uma casa particular localizada na Praia de Bondi. O conceito maximiza a oportunidade da luz interagir com as superfícies da casa como as facetas de uma nuvem. Dois volumes interconectados são perfurados por um pátio central e por aberturas selecionadas, estabelecendo um jogo no ar e na luz.

© Murray Fredericks
Planta - Térreo
© Murray Fredericks

A casa foi projetada como duas estruturas interligadas pelo pátio interno no nível do solo e a passagem aberta no nível superior. Os volumes retilíneos são perfurados com aberturas que endereçam tanto o programa quanto o contexto, cada um fornecendo um jogo diferente de luz. A casa é organizada entre dois pavimentos, espaços flexíveis no térreo e quartos privativos e espaços de estar mais íntimos no andar superior. Ambos os níveis estão ligados à circulação e se relacionam com o pátio central.

© Murray Fredericks

Dentro da casa, a geometria retilínea do exterior é suavizada por um ritmo de curvas sutis nos elementos interiores; uma janela redonda pivotante; um rodapé de concreto curvo e marcenaria personalizada que afunila na parede. Uma paleta de cores contidas de madeira quente, brancos e cinzas promove uma conexão com o contexto costeiro de Bondi, enquanto acabamentos de parede como os tijolos, mudam a luz ao longo do dia.

© Murray Fredericks

A orientação nordeste do local impacta na formação de um edifício que puxa a luz para um local mais delgado. Da rua, o volume se ergue sobre a garagem pavimentada, envolvendo-se com a paisagem da cidade de Bondi através de aberturas selecionadas, porém divertidas. Ele cria um buffer para a casa, onde os principais espaços de convivência são posicionados em particular e ancorados entre o pátio interno e o jardim paisagístico posterior. A fachada oriental contém aberturas que captam o sol da manhã, filtradas com telas de madeira para privacidade dos vizinhos adjacentes.

© Murray Fredericks

O paisagismo foi parte integrante do projeto desde a concepção. A colaboração com Dangar Barin Smith permitiu que espaços ao ar livre como o jardim dos fundos, uma ducha ao ar livre e o pátio de madeira fossem perfeitamente integrados em todo o piso térreo, enquanto uma cama de plantas amacia a borda do quarto principal no primeiro andar. O projeto foi atrás de simplicidade e foi realizado através de uma combinação de detalhes rigorosos e a habilidade da equipe de construção. Colaborações com empreiteiros especializados viram a realização de elementos sob medida, como um pedestal de concreto curvo, uma janela de aço circular giratória e persianas de madeira operáveis.

© Murray Fredericks

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cloud / Akin Atelier" [Cloud House / Akin Atelier] 23 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916463/casa-cloud-akin-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.