“Projetando Instituições Culturais: desafios contemporâneos” com arquitetos japoneses e brasileiros

Com o objetivo de apresentar a contemporaneidade do Japão, cuja arquitetura é internacionalmente reconhecida, a Japan House São Paulo, o Arq.Futuro e o Pavilhão Japonês promovem durante 2019 o ciclo de debates Projetando Instituições Culturais: desafios contemporâneos com a participação de renomados arquitetos brasileiros e japoneses. O primeiro encontro acontece no dia 02 de maio, no Pavilhão Japonês, com a participação de Vinicius Andrade e de Hiroshi Sambuichi, que visita o Brasil pela primeira vez.
Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, o ciclo – que prevê quatro encontros - abordará os desafios atuais de projetar uma instituição cultural, levando em consideração as novas possibilidades de uso deste espaço e as várias mídias, plataformas e dimensões de obras de arte contemporâneas. Em agosto já está agendado o encontro entre o brasileiro Thiago Bernardes e o japonês Tsuyoshi Tane, que terá exposição solo na Japan House São Paulo, no segundo semestre.
O ponto de partida para a criação deste ciclo é como a arquitetura responde a esses desafios cotidianos das instituições culturais, que passaram a ser locais onde as mais variadas atividades são realizadas, desde as tradicionais exposições e salvaguarda de obras, passando pelas realizações de palestras, encontros, oficinas práticas, projeções, performances, além de espaços dedicados à cafés e restaurantes. “Estas instituições exercem papel fundamental e crescente como centro de convivência. A versatilidade desses locais deve ser considerada desde o momento de criação do projeto arquitetônico”, comenta Natasha, curadora do ciclo.
O questionamento “Quais as premissas e desafios de projetar essas instituições nos dias de hoje? E qual o papel do arquiteto nesse trabalho multidisciplinar?” norteia este ciclo para debater tais questões e expor propostas, criando assim um paralelo e contribuindo para a reflexão sobre o assunto.
Sobre os participantes:

Hiroshi Sambuichi
Nascido na região de Setouchi em 1968, fundou o escritório Sambuichi Architects em Hiroshima depois de se formar pela Universidade de Ciências de Tóquio. Atualmente é professor adjunto na Royal Danish Academy of Fine Arts. É responsável por projetos como Pavilion "The Water” (Cisternerne in Denmark), Hiroshima Orizuru Tower e Naoshima Hall.

Vinícius Andrade
Sócio-fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, assina, entre outros projetos, a nova sede do Instituto Moreira Salles São Paulo. Professor da Escola da Cidade, é também coordenador do curso executivo Inovação Urbana: novas formas de fazer cidade desenvolvido pelo Insper e Arq.Futuro.


Projetando Instituições Culturais: desafios contemporâneos
Vinicius Andrade e Hiroshi Sambuichi
Mediação: Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro
Quando: 02 de maio, às 14h30
Onde: Pavilhão Japonês - Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portão 10 para pedestres ou portão 3 para estacionamento - com uso de cartão zona azul)
Inscrições aqui
Vagas limitadas

Informações para a Imprensa

Japan House São Paulo
Suporte Comunicação | Tel: (11) 3035-3070
Fidel Forato: fforato@suportecomunicacao.com.br | ramal 108
Thaís Vallim: tvallim@suportecomunicacao.com.br | ramal 148

Arq.Futuro
COBOGÓ RELAÇÕES PÚBLICAS
Pedro Scabim: pedro@rpnacobogo.com.br | (11) 3060 8552

Japan House São Paulo
Fernanda Araujo: fernanda.araujo@jhsp.com.br | (11) 94543-2079
Mayumi Orimoto: mayumi.orimoto@jhsp.com.br | (11) 94543-3624
Abril/2019

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "“Projetando Instituições Culturais: desafios contemporâneos” com arquitetos japoneses e brasileiros" 29 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916058/projetando-instituicoes-culturais-desafios-contemporaneos-com-arquitetos-japoneses-e-brasileiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.