Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti

Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Mesa, Janela, Cadeira, Pátio, AidoLar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Fachada, BancoLar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Sofá, Viga, Janela, PátioLar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Escada, Fachada, CorrimãoLar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Mais Imagens+ 31

Pinheiros, Brasil
  • Engenheiro: Eduardo Napchan
  • Construtor: J.B. Soluções em obra e serviços
  • Projeto De Iluminação: PROTOTYP& Chão de Fábrica
  • Paisagismo: J.S. Flores
  • Arquiteto Responsável: Felipe Protti
  • Arquiteto Assistente: Tommaso Croattini
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Janela, Escada, Fachada, Corrimão
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lar Mar é o destino das pessoas que estão em São Paulo, mas gostariam de estar na praia. Aproveitando-se de uma casa abandonada com um generoso quintal, o projeto consiste substancialmente em uma reforma. A maioria das intervenções arquitetônicas foram leves demolições, quebrando o mínimo possível para preservar a identidade do espaço, mas permitindo a livre circulação.

Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Viga
© Mariana Orsi

O local atualmente se apresenta como um espaço único, completamente conectado em todas as suas partes. A entrada pela escada frontal dá acesso à loja, cujo espaço é uma grande sala com um telhado alto, onde as vigas estão em evidência, pintadas de preto em contraste com o branco do teto. O gesso das paredes foi removido para manter os tijolos aparentes deixando o espaço com uma atmosfera industrial minimalista.

Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Mesa, Pátio
© Mariana Orsi
Planta Térreo e corte
Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Cadeira
© Mariana Orsi

Do outro lado da sala há escadas que levam ao verdadeiro protagonista do projeto: o quintal, onde se encontram o restaurante Gavioto e a cozinha, esta desenvolvida em um espaço mais aconchegante e tranquilo. O mobiliário é simples e despretensioso, composto principalmente por estruturas metálicas e madeira. Para evitar filas e melhorar a experiência do consumidor, dois bares distintos foram projetados, um servindo apenas cerveja e os outros coquetéis. Eles estão posicionados nos lados da piscina de areia, o foco principal do projeto.

Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Mesa, Janela, Cadeira, Pátio, Aido
© Mariana Orsi

Um quadrado de 9x9m foi escavado e preenchido com 18 toneladas de areia. Os degraus de concreto que circundam a piscina dão liberdade de se sentar onde quiser, criando níveis diferentes para o expectador. No fundo há uma nova construção que inclui o bar de cerveja, os banheiros secundários e o vestiário de funcionários, enquanto na parte superior fica a “shaper room”, onde são criadas as pranchas de surf. Os revestimentos das paredes podem ser resumidos em apenas alguns materiais: chapisco pintado de preto, tijolo e madeira, todos pintados de branco. O piso externo é de cimento queimado, dando unidade a todo o espaço, buscando simplicidade e praticidade.

Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti - Cadeira
© Mariana Orsi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. João Moura, 613 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05412-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lar Mar Bar / PROTOTYP& Chão de Fábrica + Felipe Protti" 03 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915981/lar-mar-bar-prototyp-and-chao-de-fabrica-plus-felipe-protti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.