Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander

Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 2 de 25Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 3 de 25Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 4 de 25Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 5 de 25Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Mais Imagens+ 20

  • Engenharia: Pascal De Munck
  • Cidade: Ghent
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 10 de 25
© Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Patjin é um projeto de reforma de uma pequena - porém pomposa - casa dos anos 30 localizada em uma esquina da cidade de Ghent, na Bélgica. Ligeiramente recuado da rua, o edifício original de três pavimentos foi construído em tijolo de barro e cobertura em mansarda. O recuo do lado esquerdo permite que o gramado da frente corra até os fundos da casa, enquanto que à direita, o edifício se funde com as outras casas desta bucólica paisagem interiorana.

Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 11 de 25
© Filip Dujardin

Procuramos resgatar a arquitetura original da casa, varrendo todas os acréscimos supérfluos e deixando apenas a estrutura plena e fundamental do edifício. As paredes internas de tijolo maciço foram expostas e trazidas de volta a seu estado original, enquanto que as suas fachadas exteriores foram protegidas com um revestimento de gesso e agora contam com uma camada extra de isolamento. A casa foi expandida em direção ao pátio posterior, se desdobrando em dois volumes adicionais que se acomodam no desnível do terreno.

Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 3 de 25
© Filip Dujardin

Apesar de sua imaculada cor branca, alguns detalhes de fachada revelam a materialidade da sua estrutura. Na base da casa, a superfície de tijolos foi pintada de branco como um pedestal a partir do qual se erguem as paredes lisas e etéreas. As janelas de formas retangulares, triangulares e arqueadas acentuam os padrões dos tijolos que são revelados ao redor de molduras as vezes pintadas de verde as vezes de vermelho, como uma uma divertida coleção de quadros. A expansão dos fundos permanece oculta para quem vê a casa da rua, escondida a resguardar a intimidade de seus moradores.

Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 17 de 25
© Filip Dujardin

Mimetizando a casa e se fundindo a ela, o anexo se revela apenas em seus primorosos detalhes. As paredes seguem pintadas de branco mas a base agora revela a cor vermelha dos tijolos da casa, uma inversão copiosa e audaz do projeto original. Suas janelas também apresentam formas simbólicas e coloridas da mesma maneira. O telhado em duas águas, por outro lado, ressalta a dissemelhança entre as duas fases do projeto, afastando temporalmente suas diferentes arquiteturas.

Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 19 de 25
Planta
Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 24 de 25
Corte

No interior, o peso da estrutura original de tijolo contrasta fortemente com a leveza da estrutura de madeira do anexo. A área de convívio da casa se desdobra ao longo de todo o térreo, fundindo os espaços em um único ambiente contínuo, fluindo desde o acesso à frente por uma série de desníveis até uma área de estar rebaixada na parte de trás. Grandes janelas permitem uma iluminação abundante dos espaços interiores, permitindo vistas e conectando-se com o jardim, enquanto uma série de pátios e jardins de inverno atravessam a casa verticalmente, conectando os quartos que se desenvolvem ao redor destes vazios.

Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 15 de 25
© Filip Dujardin

Do hall de entrada, uma escada dá acesso aos pavimentos superiores, onde encontram-se os quartos, acessíveis através de pequenas passarelas que atravessam o átrio central conectando o edifício original e a extensão posterior. No primeiro pavimento, o espaço principal está voltado para a sala de jantar, enquanto que o banheiro se conecta com uma varanda triangular recortada no telhado do edifício anexo, permitindo iluminar tanto o banheiro quanto a sala de jantar abaixo. No segundo pavimento, uma pequena passarela dá acesso a outro quarto, com grandes janelas voltadas para o entorno do bairro.

Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 13 de 25
© Filip Dujardin

Além disso, junto ao anexo posterior - estreito e profundo-, um velho galpão foi transformado em edícula. Como que rasgando o telhado foi criada uma nova passagem do interior para o exterior. O que restou da estrutura original do galpão foi transformada em uma espécie de estufa, criando um espaço relaxante e aberto onde as crianças podem brincar durante o verão.

Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander - Imagem 2 de 25
© Filip Dujardin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Patijn / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander" [Patijn House / Caroline Lambrechts & Machteld D'Hollander] 08 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915875/casa-patijn-caroline-lambrechts-and-machteld-dhollander> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.