Edifício Tetrys / FGMF

Edifício Tetrys / FGMF - Janela, Fachada
© Pedro Mascaro

Edifício Tetrys / FGMF - MesaEdifício Tetrys / FGMF - Janela, FachadaEdifício Tetrys / FGMF - Imagem 4 de 42Edifício Tetrys / FGMF - Janela, FachadaEdifício Tetrys / FGMF - Mais Imagens+ 37

Pompeia, Brasil
  • Arquitetos: FGMF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6234
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Mascaro
  • Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Tipo De Construção: Residencial Multifamiliar
  • Coordenadores: Ana Paula Barbosa, Gabriel Mota, Luciana Bacin, Sonia Gouveia
  • Colaboradores: Adriana Pastore, Carla Bonfante, Caroline Endo, Fernanda Veríssimo, Ligia Meirelles , Priscylla Hayashi, Tatiane Garcia, Vera Silva
  • Estagiários: Aryane Diaz, Fernanda Silva, Flávia Theodorovitz, Frederico Branco, Gabriela Eberhardt, Manoela Pessoa, Maxswender Duarte, Nara Diniz, Otávio Araújo Costa, Rafael Colombo, Rodrigo de Moura
  • Construtora: Berton Engenharia
  • Projeto De Estrutura E Fundações: Estecal
  • Projeto De Instalações Hidráulicas E Elétricas: LMAZ
  • Paisagismo: Studio Ilex
  • Projeto Luminotécnico: LMAZ
  • Projeto De Interiores: FGMF
  • Área Do Terreno: 1125.0 m²
  • Cidade: Pompeia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar um prédio residencial é muito mais do que apenas agrupar apartamentos em um grande volume. Nós acreditamos que um edifício deva fazer parte de uma paisagem mais ampla e pode (ou deveria) determinar uma escala maior do que a própria arquitetura.

Edifício Tetrys / FGMF - Janela, Fachada
© Pedro Mascaro

É por isso que começamos este projeto com uma pergunta: em uma cidade como a de São Paulo, onde espaços públicos são escassos e as pessoas apreciam sistemas ostensivos de segurança, como promover um melhor espaço público através do projeto de um espaço privado?

Edifício Tetrys / FGMF - Janela, Fachada
© Pedro Mascaro

O terreno em questão é pequeno, mas nós entendemos que pequenas ações são as sementes de transformações efetivas. Quando decidimos em não construir grades nem muros separando o edifício da rua, foi uma pequena, mas sincera, contribuição para um bairro melhor. O térreo do edifício será totalmente visualmente integrado à calçada, que foi generosamente duplicada com uma pequena pracinha. Bancos, plantas e paraciclo são abertos para cidade.

Edifício Tetrys / FGMF - Janela, Fachada, Urbano
© Pedro Mascaro
Edifício Tetrys / FGMF - Imagem 25 de 42
Planta - Pavimento Térreo. Image Cortesia de FGMF Arquitetos
Edifício Tetrys / FGMF - Mesa
© Pedro Mascaro

Um jardim rebaixado contíguo a este espaço permite o contato do pedestre com o topo de uma árvore, enquanto o espelho d'água serve de singela transição entre público e privado. Pessoas de dentro estão em contato permanente com o externo, reafirmando que o edifício não é um mundo independente. As pessoas de fora veem e entendem o térreo do edifício como parte de sua cidade. Isso não só torna o edifício e o bairro mais seguros, como esta integração também transforma estes poucos 20m de calçada em um melhor local para caminhar, conversar, ficar, se encontrar com outros, jogar e relembrar. Se todos os vizinhos seguirem o exemplo, a cidade um dia será melhor.

Edifício Tetrys / FGMF - Imagem 4 de 42
© Pedro Mascaro

O edifício é também um objeto diferente na paisagem, sendo reconhecível à distância. Nós não queríamos fazer com que se parecesse diferente só pela vaidade arquitetônica. Nós queríamos criar um novo marco em uma ambiente cheio de prédios monótonos, beges com janelas pequenas. A ideia não era apenas que os moradores deste edifício ficassem orgulhosos de morar num prédio com desenho especial, mas também que pudéssemos dar uma contribuição estética à paisagem dos vizinhos.

Edifício Tetrys / FGMF - Fachada, Janela
© Pedro Mascaro
Edifício Tetrys / FGMF - Imagem 37 de 42
Elevação 1. Image Cortesia de FGMF Arquitetos
Edifício Tetrys / FGMF - Janela, Fachada
© Pedro Mascaro

Outro ponto importante do projeto é a diversidade de moradores. Os 67 apartamentos não são repetições em pavimentos-tipo, mas uma composição de várias tipologias diferentes, atraindo diferentes tipos de pessoas. Pequenos estúdios com ou sem varanda, diferentes tamanhos de varandas, apartamentos duplex com ou sem jardim e apartamentos na cobertura com generosos terraços permitem atrair pessoas com interesses e estilos de vida diferentes. Os que estão voltados para a fachada nordeste têm maiores varandas e a melhor vista. Em balanço, estas varandas dependem de elementos que não apenas equalizam a deformação estrutural, mas também criam as molduras que são parte importante da identidade visual do edifício: construção e estética se unem numa única solução.

Edifício Tetrys / FGMF - Sofá, Mesa, Janela, Viga
© Pedro Mascaro

Além disso, o projeto do edifício incorpora soluções de eficiência energética e outras estratégias de sustentabilidade. O projeto foi realizado com parâmetros rígidos, seguindo as premissas de certificações nacionais e internacionais. Porém, não projetamos o edifício para que fosse certificado, mas o fizemos pela simples crença de que essa é uma responsabilidade inerente de um bom projeto. Ter um certificado não era o objetivo.

Edifício Tetrys / FGMF - Janela, Fachada
© Pedro Mascaro

Este edifício pode ser pequeno, em uma rua pequena de um pequeno bairro. Mas nós queríamos fazê-lo grande para seus usuários e vizinhos. Cheio de significados, de caráter e responsabilidades.

Edifício Tetrys / FGMF - Imagem 18 de 42
© Pedro Mascaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Dr. Augusto de Miranda, 800 - Pompeia, São Paulo - SP, 05026-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Tetrys / FGMF" 07 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915620/edificio-tetrys-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.