Escola Pública de Bosdarros / Pierre Marsan

Escola Pública de Bosdarros / Pierre Marsan - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Pierre Marsan; Pierre Marsan
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Franck Brouillet
  • Colaboradores: Morel Delaigue Paysagistes + Ecta + Helioprojet + Cuisinorme
  • Fotografias: Franck Brouillet
  • Arquiteto Responsável: Pierre Marsan
  • Cidade: Bosdarros
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Franck Brouillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no sopé dos Pirineus franceses, a pequena cidade de Bosdarros estende-se ao longo de uma rua principal, sendo a escola primária o ponto de entrada. O projeto visa, em primeiro lugar, redefinir a acessibilidade à escola, que é limitada por um estacionamento selvagem,ciprestese diferentes entradas, e em segundo lugar, reformar a sua usabilidade. Dois elementos são assim criados: um novo refeitório foi colocado adjacente à escola e uma escada foi adicionada na porção posterior do edifício antigo,gerando uma nova distribuição dos espaços abertos.

© Franck Brouillet

De frente para uma igreja construída em um caminho secundário de peregrinação a Santiago de Compostela, o projeto apresenta uma sucessão de ritmos, planos e direções oblíquas, que são o resultado de várias características do programa e do terreno somadas. Os diferentes eixos permitem otimizar a área do térreo, delimitar o parque infantil, inserir um pátio coberto como um elo entre a escola e o refeitório e levantar a nova entrada da escola.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

O layout do refeitório é composto por um bloco técnico retangular e uma sala de jantar, que pode ser convertida em uma sala multiuso. Esta cantina abre-se para o parque infantil de um lado e para a praça da cidade do outro, graças às janelas em fita com um grid de madeira (pilares estruturais e caixilhos de janelas). O vidro isolante combinado com opções de ventilação asseguram o uso confortável para as pessoas internamente.

© Franck Brouillet

Da mesma forma, beirais do telhado de zinco protegem o espaço interno de qualquer luz solar agressiva; eles também “indicam” um caminho ao redor do prédio em dias chuvosos e fornecem ao local um limite aéreo e dinâmico (que respeita o tamanho da escola). Madeira nativa (pinheiro) é usada para a estrutura, para os revestimentos de parede e para a parte inferior do telhado, a fim de mesclar a arquitetura com o ambiente. É também uma forma de manter sob controle os custos e o cronograma das obras e interconectar os espaços interiores e exteriores.

© Franck Brouillet

Atrás da escola, a escada adota o mesmo vocabulário arquitetônico, aquecendo as cores do edifício (preto, cinza e branco). Ela é acessível por um corredor anteriormente obstruído por lavatórios compartilhados. Ligada ao parque infantil coberto, este corredor permite uma distribuição mais coerente e agradável do espaço: as antigas áreas cobertas foram transformadas em espaços para descanso,escritório e depósito, e a nova sala de aula no andar de cima vislumbra os Pirineus. Gostar de usar o edifício é importante, pois a escola é um lugar que serve tanto para ser vivenciado como para ensinar.Na frente do projeto, a reforma planejada da praça respeitará essa ideia, além de ampliar a perspectiva do edifício.

© Franck Brouillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:64290 Bosdarros, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Pública de Bosdarros / Pierre Marsan" [Bosdarros Elementary Public School / Pierre Marsan] 27 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915523/escola-publica-de-bosdarros-pierre-marsan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.