Pavilhão da Agricultura Bressanella / a25architetti

Pavilhão da Agricultura Bressanella / a25architetti - Mais Imagens+ 32

Besana in Brianza, Itália
  • Arquitetos: a25architetti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcello Mariana
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Swisspearl
© Marcello Mariana

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão de Agricultura Bressanella está localizado em Besana na Brianza, um dos locais mais densamente populados da Itália e da Europa onde as terras foram consumidas e dedicadas ao uso comercial e residencial em níveis de arranha-céus. Dentro deste contexto, uma pequena fazenda decidiu por apostar nos valores sustentáveis e éticos, em contrapartida à cultura local, e fazer parte da Short Food Supply Chain, uma rede de pessoas que aproxima os produtores de alimentos dos consumidores. Dessa forma, os conceitos deste projeto se relacionam com este tema, trazendo tecnologia, sustentabilidade e uma configuração mais "curta" entre produção e consumo. 

© Marcello Mariana

O pavilhão tem uma forma arquitetônica simples, na qual dois volumes levemente girados entre eles seguem a configuração natural do terreno, apoiada por um porão que também atua como uma “borda” para o declive. Água e luz solar são os principais elementos que desencadeiam todo o processo de sustentabilidade. A água de um lado alimenta os campos onde frutas e legumes orgânicos são cultivados, colhidos e depois vendidos aos clientes. A luz solar do outro lado alimenta a fábrica tecnológica da fazenda, permitindo a eficiência energética do pavilhão.

© Marcello Mariana
Corte
© Marcello Mariana

A orientação norte-sul do edifício oferece a oportunidade de maximizar o ganho solar durante os meses de inverno e minimizar o ganho solar durante os meses de verão. Isso pode manter um microclima adequado de acordo com as temperaturas sazonais, otimizando o consumo de energia para aquecimento e resfriamento. O pavilhão está equipado com uma bomba de calor e um sistema fotovoltaico. A água da chuva é canalizada para dois tanques de armazenamento e usada para irrigação dos campos.

© Marcello Mariana

O projeto usa racionalmente materiais simples, como concreto, madeira e ferro. A fachada sul constrói uma frente leve com o ritmo dado pelas abóbadas dos pórticos de concreto armado. Eles são feitos concretados in-loco a partir de formas de madeira. O concreto texturizado com este processo nos lembra as paredes irregulares típicas de casas camponesas. Essa textura mostra um jogo de luz e sombras dependendo da irradiação e da luz refletida.

© Marcello Mariana

As paredes são feitas de tijolos térmicos Porotherm e gesso bruto à base de cal. O piso interior foi concebido em betão polido de forma a dar uma percepção rural e simples. Todo o edifício se origina do solo e não há outros espaços pavimentados ao redor do pavilhão, como resultado, o prédio e a natureza circundante mantêm sua conexão. Cada quarto é caracterizado por um telhado de madeira concebido como um grande "chapéu" que constrói e preserva os espaços abaixo.

© Marcello Mariana
Diagrama - Sustentabilidade
© Marcello Mariana

O primeiro volume retangular abriga a loja com a sala de armazenamento a frio, um espaço livre e multiuso, e uma sala que acessa as duas fachadas na qual, através de uma grande janela, é possível ver os campos de cultivo no sul e as cerejeiras e também no norte. O segundo volume abriga todos os espaços de serviço, os banheiros ao lado do espaço multifuncional, um pequeno escritório, a sala de processamento e os vestiários dos funcionários.

© Marcello Mariana

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:20842 Besana in Brianza, Monza e Brianza, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão da Agricultura Bressanella / a25architetti" [Bressanella Agricultural Pavilion / a25architetti] 22 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915466/pavilhao-da-agricultura-bressanella-a25architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.