Taller 5.5 / P11 Arquitectos + Tao Arquitectura + Arq. Carlos Góngora

Taller 5.5 / P11 Arquitectos + Tao Arquitectura + Arq. Carlos Góngora - Mais Imagens+ 32

© Eduardo Calvo Santisbón

Descrição enviada pela equipe de projeto. Taller 5.5 é um espaço para o desenvolvimento da arquitetura, localizado ao norte da cidade de Mérida, no estado de Yucatan, em um terreno retangular de 5,50 x 40 metros, com orientação norte-sul.

© Eduardo Calvo Santisbón
Planta - térreo
© Eduardo Calvo Santisbón

Ao chegar ao terreno encontramos com uma série de árvores e foi desta forma que nasceu a ideia de gerar uma série de "pátios" para poder preservá-los e aproveitar os benefícios de cada um em particular, alguns pela sua sombra, outros contemplativos e até mesmo por suas propriedades repelentes de insetos.

Três pátios únicos são concebidos com diferentes tratamentos, percorrendo-os por meio de uma transição entre o público e o privado.

© Eduardo Calvo Santisbón

O primeiro pátio é conceituado como uma praça de acesso público, que abriga duas dessas árvores. Propõe-se nele um banco de concreto linear longitudinal, no qual você pode sentar a qualquer hora do dia sob a sombra das árvores e ser capaz de "tomar o ar fresco" (um costume muito regional). Isso visa fornecer um espaço amigável para a coexistência entre o bairro e o usuário.

O segundo, o coração do edifício, é contemplativo e sereno, que confere luz e vento a todos os espaços que têm contato com ele.

O terceiro é um pátio totalmente privado, árido e duro, no qual são conservadas as pedras naturais do terreno, com um charme diferente devido à quantidade de árvores em grande escala que existem ao seu redor.

© Eduardo Calvo Santisbón

Dois volumes semi-fechados brancos repousam sobre um muro de contenção na forma de uma ferradura, deixando livre a frente onde a praça de acesso está localizada. Estes contêm duas áreas privadas e uma de descanso.

© Eduardo Calvo Santisbón

Um elemento sólido de concreto abriga as circulações horizontais e verticais, servindo como elemento de conexão entre os espaços. Completando o programa, no piso térreo, a recepção, a sala de reuniões, os serviços e a oficina estão localizados.

O sistema de construção é baseado em blocos, vigas e lajes de concreto. Acabamentos aparentes são usados para reduzir o custo de manutenção e a cor branca traz melhor iluminação interna, enfatizando as sombras das árvores nos muros adjacentes.

© Eduardo Calvo Santisbón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle 7 No. 94 x 20 y 22 Col. San Antonio Cinta, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Taller 5.5 / P11 Arquitectos + Tao Arquitectura + Arq. Carlos Góngora" [Taller 5.5 / P11 Arquitectos + Tao Arquitectura + Arq. Carlos Góngora] 21 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915303/taller-p11-arquitectos-plus-tao-arquitectura-plus-arq-carlos-gongora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.