Casa do Mel / Estudio Flume

Casa do Mel / Estudio Flume - Fachada, JanelaCasa do Mel / Estudio Flume - Imagem 3 de 29Casa do Mel / Estudio Flume - Janela, Mesa, Porta, Prateleira, CadeiraCasa do Mel / Estudio Flume - Fachada, Corrimão, VigaCasa do Mel / Estudio Flume - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Estudio Flume
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Estrutura: Megalos Engenharia
  • Instalações: Ideale Engenharia
  • Cliente: Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Mel / Estudio Flume - Janela
Cortesia de Estudio Flume

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estudio Flume concluiu recentemente a sede da Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás, na Amazônia brasileira. O projeto faz parte de uma estratégia socioeconômica e ambiental com o objetivo de desenvolver negócios locais autossustentáveis que possam auxiliar na recuperação da floresta tropical, face ao desmatamento e exploração da terra.

Casa do Mel / Estudio Flume - Concreto, Viga
Cortesia de Estudio Flume

O projeto, localiza-se em Canaã dos Carajás, no Estado do Pará - Brasil. Consiste num espaço para processamento do mel, coletado pela cooperativa de apicultores, formada por 53 produtores rurais locais.

Casa do Mel / Estudio Flume - Janela
Cortesia de Estudio Flume
Casa do Mel / Estudio Flume - Imagem 29 de 29
Axonométrica
Casa do Mel / Estudio Flume - Fachada
Cortesia de Estudio Flume

O terreno em declive, com aproximadamente sete metros de desnível, exigiria movimentação de terra considerável, além do grande afloramento de rochas, encarecendo a obra. Portanto, optamos pela suspenção da laje de concreto sob pilotis, que se ajustava ao orçamento, além de beneficiar a ventilação natural da edificação.

Casa do Mel / Estudio Flume - Fachada, Janela
Cortesia de Estudio Flume

A orientação da Casa do Mel levou em consideração o clima local, de forte incidência solar, priorizando o conforto térmico e a iluminação natural das áreas de trabalho. Os espaços com maior tempo de permanência, como as salas de processamento de mel, localizam-se à face leste, recebendo a luz solar da manhã.

Casa do Mel / Estudio Flume - Fachada, Corrimão, Viga
Cortesia de Estudio Flume

A fachada foi executada com blocos de concreto e elementos vazados, permitindo a ventilação cruzada e regulando os níveis de incidência solar, mantendo a salubridade dos ambientes.

Casa do Mel / Estudio Flume - Janela, Mesa, Porta, Prateleira, Cadeira
Cortesia de Estudio Flume

A elevação do piso em relação ao solo, bem como a cobertura dupla, garantem um fluxo contínuo de ar (bolsões de ar), gerando maior conforto térmico ao edifício, reforçado pelas áreas de sombreamento das varandas.

Casa do Mel / Estudio Flume - Viga, Fachada
Cortesia de Estudio Flume

O projeto incorpora técnicas de permacultura, como o círculo de bananeiras (método utilizado no tratamento de “águas cinzas”, evitando a contaminação do solo), o biodigestor (tratamento de resíduos orgânicos, produzindo adubo e composto orgânico), além da coleta de água da chuva, direcionada ao reuso nos banheiros.

Casa do Mel / Estudio Flume - Fachada
Cortesia de Estudio Flume

Localização do Projeto

Endereço:Canaã dos Carajás - State of Pará, 68537-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Mel / Estudio Flume" 31 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915165/casa-do-mel-estudio-flume> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.