Parque Central de Koper / Enota

Parque Central de Koper / Enota - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Enota; Enota
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  26
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambič
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ares
  • Engenharia Estrutural: Ivan Ramšak s.p
  • Instalações Mecânicas, Elétricas E Hidráulicas: Nom biro
  • Vegetação: Spicy Garden
  • Arquitetura: Enota
  • Equipe De Projeto: Dean Lah, Milan Tomac, Gregor Vreš, Peter Karba, Polona Ruparčič, Peter Sovinc, Jakob Kajzer, Carlos Cuenca Solana, Nuša Završnik Šilec, Sara Mežik, Eva Tomac, Goran Djokić
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em consonância com o prognóstico de que o mar que margeia a avenida estará cada vez mais limpo, é possível pensar que ali surgirá uma nova praia urbana. Exemplos semelhantes bem-sucedidos mostram que uma praia urbana não é apenas uma área onde as pessoas dão um mergulho no mar, mas se tornam um dos locais mais importantes da cidade, um espaço social e para usufruir no tempo livre. Como o núcleo densamente desenvolvido da cidade antiga não permite a existência de um número suficiente de grandes espaços abertos, os existentes têm restrições em seu tamanho, e como precisamos entender que a agitação do encontro entre pessoas, os shows e os eventos noturnos perturbam os moradores nas imediações, posicionar tal programa na área em questão é, de fato, o mais adequado.

© Miran Kambič

Formas heterogêneas de desenvolvimento caracterizam a Koper atual - o núcleo da cidade antiga, os subúrbios residenciais, o cinturão comercial e de serviços na antiga área de lagoas salgadas e a presença de toda a infraestrutura exigida por um porto marítimo moderno. Portanto, o lugar exigia um espaço com uma forma orientada para o interior, permitindo uma fuga visual, mas cuja escala e expressividade externa se destacaria da heterogeneidade do desenvolvimento em torno dele e traria coesão ao conjunto.

© Miran Kambič

A área do novo parque da cidade cobre uma porção considerável do terreno e seu projeto pode, assim, servir como um protótipo para outras intervenções. A nova intervenção oferece uma aparência uniforme e atraente, e com a sua intensa vegetação, submerge a heterogeneidade das estruturas construídas ao redor. A fusão dos elementos de uma praia urbana e um parque urbano contemporâneo encoraja os moradores e visitantes da área a usarem o espaço de maneiras diferentes.

© Miran Kambič

Os volumes construídos básicos do novo parque da cidade são elementos urbanos monolíticos e com formas orgânicas. Seu posicionamento controlado no espaço em combinação com a topografia pronunciada das superfícies verdes divide suavemente toda a superfície do parque em ilhas de programas introvertidas individuais. O design dos elementos urbanos individuais segue consistentemente os diferentes programas. Em alguns lugares, eles são mais altos e funcionam como um refúgio dos olhares e do ambiente barulhento; em outros lugares, eles são mais baixos e permitem um contato visual livre entre as zonas do programa. As formas orgânicas projetadas são pontos de observação, uma pista com obstáculos para crianças, paredes de escalada, um pano de fundo para um bar à beira-mar, um local de concertos, um parque infantil, uma área de leitura e muito mais. Devido à proximidade do mar, as zonas do programa são designadas com numerosos elementos de água. Uma lagoa, sistemas de irrigação, um gêiser, jatos de água parabólicos, cascatas e uma plataforma de água em combinação com os elementos urbanos variados encorajam o uso ativo do espaço e uma expansão da futura praia em direção ao interior do parque.

© Miran Kambič

Parte do projeto paisagístico é projetada apenas com vegetação nativa do Mediterrâneo. Os elementos de crescimento alto são estrategicamente dispostos para complementar as faixas de árvores existentes em ambas as bordas do parque, oferecendo sombra às áreas de atividades individuais e proteção adicional à área do parque contra os impactos do ambiente circundante. A fim de encorajar tanta diversidade no uso de seu espaço, o novo parque da cidade não possui caminhos tradicionais. A pavimentação intertravada com um arranjo livre de blocos com cor de grama é limitada aos pontos de acesso e às partes do parque onde é esperado um uso mais intensivo do solo. Desta forma, os visitantes definem seu próprio caminho e sua própria maneira de usar o espaço. No caso de novos programas serem adicionado ao parque, ou se novos caminhos se constituírem, o que é muito difícil de prever inicialmente, esta estratégia de pavimentação permite um fácil rearranjo das superfícies compactadas posteriormente.

© Miran Kambič

O layout inovador do parque da cidade é um novo e ótimo recurso para os cidadãos de Koper, pois permite o desenvolvimento de programas que a cidade atualmente não pode oferecer. O novo parque é uma atração e, com sua forma única e sua organização espacial, transcende uma regulação meramente funcional de parque. Ele representa um protótipo para o futuro desenho da área mais ampla, bem como a motivação para atitudes orientadas para o desenvolvimento em relação a outras partes do litoral esloveno, atualmente em estado de decadência.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:6000 Koper - Capodistria, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Parque Central de Koper / Enota" [Koper Central Park / Enota] 21 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915059/parque-central-de-koper-enota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.