Mil Centro / Estudio Rafael Freyre

  • Arquitetos: Estudio Rafael Freyre; Estudio Rafael Freyre
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustavo Vivanco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Materiales locales, Rubio Monocoat
© Gustavo Vivanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mil Centro é um projeto arquitetônico que busca recuperar e transformar as técnicas ancestrais e o uso de elementos naturais que materializaram a vida das populações originais no Peru. Dessa forma, procura valorizar uma visão arquitetônica baseada na relação direta com o ambiente natural, material e cultural que receberá a intervenção.

© Gustavo Vivanco
Planta
© Gustavo Vivanco

O restaurante e centro de pesquisa gastronômica estão sob a direção do chef Virgilio Martínez, localizados na borda do Complexo Arqueológico de Moray, a 3680 metros de altitude, a 53 km da cidade de Cusco, perto das comunidades camponesas de Misminay e Kaccllarakay.

© Gustavo Vivanco

Quem visita o projeto, consegue reconhecer a paisagem dos Andes e integrar sua geografia e ecossistemas através dos materiais e técnicas utilizados em sua construção. O telhado, tecido à mão com fibras ichu, utiliza uma técnica que remonta à época dos Incas e um tipo de grama nativa dos Andes na América do Sul.

© Gustavo Vivanco

Nas fachadas exteriores, um sistema de construção baseado na mistura da terra com resinas vindas do cacto foi experimentado. Esta resina impermeabiliza a terra e protege-a da erosão da chuva. Graças a este tratamento, as paredes externas se misturam com o ambiente natural para ter a mesma cor que a terra do vale.

© Gustavo Vivanco

Para o tratamento das paredes internas, foram coletados diferentes tipos de terra do entorno e aplicados nos corredores. As sutis variações de brancos e cinzas predominaram, cujo resultado mostra a diversidade de tons e tipos de terra que existem no mesmo lugar.

© Gustavo Vivanco

A escadaria de entrada do restaurante foi projetada com blocos de pedra trabalhados por artesãos locais. Os degraus são gradualmente transformados em pequenos terraços onde a vegetação nativa é plantada em referência ao complexo de Moray, pois acredita-se que serviu aos Incas como um centro de pesquisa agrícola.

© Gustavo Vivanco

Além disso, o projeto buscou manter uma harmonia com a vegetação da área e integrar os processos agrícolas e paisagísticos à experiência gastronômica do restaurante. Moray é cercado por pomares, cultivados pelas comunidades vizinhas. Dentro do restaurante, os ambientes são organizados em torno de um pátio de pedra central e um jardim interior, onde espécies nativas foram plantadas, conferindo destaque especial para a árvore queñua.

© Gustavo Vivanco

A arquitetura de Mil conecta as comunidades locais e continua o legado histórico de suas tradições. Existe uma estreita relação entre a matéria, clima, altitude, história e tradições artesanais de cada lugar. Com esse projeto, o estúdio entende que esse vínculo não se limita ao plano simbólico: ao ser guiado por ele, consegue obter resultados tão concretos quanto reduzir o impacto em áreas de preservação e evidenciar que os materiais naturais do local são mais sustentáveis do que os predominantes nas construções da moderna Cusco.

© Gustavo Vivanco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Maras, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mil Centro / Estudio Rafael Freyre" [Mil Centro / Estudio Rafael Freyre] 11 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914515/mil-centro-estudio-rafael-freyre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.