Residência Stgilat Aiguablava / Enric Ruiz Geli / Cloud 9

Residência Stgilat Aiguablava / Enric Ruiz Geli / Cloud 9 - Mais Imagens+ 11

  • Técnica Responsável: Claudia Galicia
  • Construtora: Daró La Bisbal
  • Estrutura: BAC Engineering Consultancy Group
  • Energia E Instalações: PGI Group
  • Acústica: David Casadevall
  • Domótica: LOXONE
  • Consultor Técnico: Jose Montsuñer
  • Engenharia Fibra De Vidro: Florencio Solana
  • Jardim: Pedro Martín
  • Paisagismo: BuresInnova
  • Comitê De Especialistas: José María Torres Nadal, Esteve Bonell
  • Arquiteto Principal: Enric Ruiz Geli
  • Equipe De Projeto: Cloud 9
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Gregori Civera, Itot Produccions

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo número um deste projeto não é criar uma residência, é criar um "Estudo de Caso". Ruiz-Geli aponta referências como Richard Neutra ou Eames para definir esse conceito. Richard Neutra estabeleceu nos anos 50, em Los Angeles, uma nova forma de construção com pré-fabricados, industrialização e montagem rápida. Isso foi, supostamente, uma revolução economizando os custos e dando acesso à essas casas para a classe média.

© Jordi Alcalà
Planta
Cortesía de Enric Ruiz Geli

Charles e Ray Eames introduziram o alumínio na produção de peças pré-fabricadas. Da mesma forma, Stgilat Aiguablava define um projeto piloto que tem como roteiro a arquitetura mediterrânea na versão Smart, com a mais avançada tecnologia, fabricação digital, sustentável, integrada na natureza, trazendo inovação para Empordà e Costa Brava, pensando o território como uma paisagem de valor agregado que reúne cultura.

O cliente deste projeto é uma família da Europa central, apaixonada pela cultura e estilo de vida mediterrâneos, e cuja prioridade era a qualidade da arquitetura colocando-a à frente do luxo, para criar um espaço de bem-estar. Sob essa premissa, Enric Ruiz-Geli propõe uma arquitetura que gera experiências sensoriais, corporais em todos os níveis, com uma abordagem holística.

© Gregori Civera, Itot Produccions

A abóbada Catalã forma a casa principal, um grande espaço como as fazendas Empordà que articulam a vida interior da moradia. A inovação aqui significa continuar com a trajetória da abóboda, uma técnica que tem vantagens extraordinárias: é feita com um material mediterrâneo, só funciona em compressão, apresenta desempenho energético muito satisfatório, traz frescor dentro de um cenário de calor externo e a inércia térmica no inverno. É também feita com um material com porosidade e gera boa ventilação natural para as pessoas que nele habitam. Arcos com o mínimo de material possível foram projetados, sendo leves e eficientes.

A reinvenção da abóboda catalã deste projeto foi desenvolvida com engenharia avançada de estrutura de fibra de vidro, enquanto o desafio do artesão ceramista, Toni Cumella, foi criar uma cerâmica para que atenda às diretrizes da natureza do lugar.

© Gregori Civera, Itot Produccions

O perfil externo da estrutura potencializa a paisagem seguindo as curvas das montanhas circundantes. Os tons verdes das cerâmicas exteriores estão integrados nas cores naturais do local. No interior, uma peça cerâmica especial foi projetada para alcançar qualidade acústica incomparável.

© Gregori Civera, Itot Produccions
Corte
© Jordi Alcalà

A chave para este projeto é sua integração no ambiente. O arquiteto Enric Ruiz-Geli nascido em Figueres, em meio ao Empordà catalão, estabelece um diálogo com a paisagem, cultura e materiais da região para moldar o projeto.

A cerâmica, os materiais mediterrânicos quentes, o frescor, o sol e a sombra, as cores, os terraços e as curvas da geografia costeira são elementos que inspiraram e condicionaram o desenho da residência Stigilat Aiguablava.

O paisagismo selvagem da fazenda preservou as árvores existentes e a piscina coleta a água da chuva, filtrando-a com processos naturais.

Geometria final - Planta e Fachada

Neste diálogo com o meio ambiente, o projeto oferece uma arquitetura sustentável, de fabricação inovadora e digital que valoriza o território e incorpora a cultura e o modo de vida mediterrâneo.

© Gregori Civera, Itot Produccions

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Stgilat Aiguablava / Enric Ruiz Geli / Cloud 9" [Villa Stgilat Aiguablava / Enric Ruiz Geli / Cloud 9] 01 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914034/residencia-stgilat-aiguablava-enric-ruiz-geli-cloud-9> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.