Biblioteca Hannae / UnSangDong Architects

Biblioteca Hannae / UnSangDong Architects - Mais Imagens+ 26

© Yoon Joon Hwan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Hannae não é um espaço cultural gerado por um grande projeto de desenvolvimento público. Ele foi iniciado pela ideia de se tornar um espaço criativo, onde as pessoas gostam de estar e estão dispostas a voltar todos os dias. Por isso, melhoramos um espaço urbano abandonado transformando-o em um único e atraente lugar, com ideias criativas. A sequência do projeto foi a seguinte:

1) Solicitação ao escritório de Nowon-gu como parte do projeto comunitário;
2) Haviam várias opções para o terreno e através de diversas análises foi selecionado um chafariz abandonado em um parque de bairro;
3) Ouvimos diversas opiniões por meio de audiência pública;
4) Projeto e desenvolvimento;
5) Construção;
6) Conclusão;
7) Comitê local administra biblioteca, café e sala de aula após o horário escolar.

© Yoon Joon Hwan
Planta
© Yoon Joon Hwan

A regeneração urbana em Seul não está mais concentrada nos projetos de escala urbana que transformam toda uma quadra ou a parte da cidade. Pelo contrário, acontece através de pequenos projetos em locais abandonados, através dos quais a população pode se reconectar ao espaço. A Unsangdong Architects oferece um pequeno espaço comunitário para a área de Hannae, que pode regenerar a cultura local. Hannae Neighbourhood Park está ao lado de Jungrang Creek e funciona como um local para prática esportiva. Ele está localizado próximo à entrada do parque. A fonte antiga e quebrada estava parada nesse local, desconectando a comunidade do parque.

© Yoon Joon Hwan

O parque está localizado em uma área residencial de alta densidade, mas há uma ausência de plataformas culturais. Nosso projeto para a Biblioteca Hannae rejuvenesce a atmosfera do bairro e conecta cultura e natureza através do espaço comunitário compartilhado. Hannae oferece um novo ambiente para Nowon-gu, onde o complexo de apartamentos de concreto está posicionado ao longo do Jungnang Creek. Propomos uma outra floresta artificial ao lado de árvores e da natureza do parque. Não é uma arquitetura dominante, mas o espaço expande a imaginação. Sua forma é uma combinação de natureza e encontros concêntricos, simbolizados como montanhas sobrepostas.

© Yoon Joon Hwan

A estrutura não é feita com triângulos isolados, mas um elemento de comunicação que depende uma da outra. Isso cria um protótipo arquitetônico natural e original que simboliza a comunicação, a natureza, as crianças e os adultos. A unidade espacial é composta pela estante de livros, que é a própria parede. A prateleira compõe o espaço e se torna uma divisória ao mesmo tempo. Ao longo da história, a parede serviu como um separador para o espaço. Na Hannae, no entanto, a parede se torna o labirinto que flui pelo ambiente, conectando-se e desconectando-se continuamente.

© Yoon Joon Hwan

A estante de livros integra espaço, mobiliário e estrutura. Esta é uma pequena biblioteca com a área útil inferior a 330 m², mas os visitantes experimentam vários aspectos espaciais no seu interior. A biblioteca supera sua limitação em termos de tamanho e se desenvolve em um espaço multifuncional através de diferentes condições. O telhado de duas águas é a continuação da parede (estante de livros) formando limites através de alturas variáveis. O labirinto estimula a imaginação e a criatividade das crianças que passam pela biblioteca.

© Yoon Joon Hwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1-1 Wolgye-dong, Nowon-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Hannae / UnSangDong Architects" [Hannae Forest of Wisdom / UnSangDong Architects] 30 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913964/biblioteca-hannae-unsangdong-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.