Residência P29 / vgz arquitectura y diseño

© Rafael Gamo
Cidade do México, México
  • Colaboradores: Andrea Sánchez-Conde, Entorno, EA Ingeniería, Inpryco, 3P tecknic
  • Arquitetos Autores: Verónica González, Israel Reyes, Yassir Silvera, Karmen Sandoval Rosas
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A composição do projeto foi gerada vinculando todos os espaços com o exterior por meio de diversas entradas, jardins e varandas, contemplando a economia energética e o uso da luz natural. Isso foi feito aproveitando as orientações que permitem tomar ao máximo a insolação e aproveitando as vistas disponíveis. O esquema compositivo parte do formato de um L no qual as plantas se deslocam para criar um jogo de entradas e transparências que borram as fronteiras interior-exterior e conectam os diversos espaços. O concreto funciona como estrutura e acabamento, convivendo com uma paleta de materiais que vão mudando conforme os planos, concreto, vidro, madeira e pedra.

© Rafael Gamo

Aproveitando os acessos, o programa foi dividido em dois: a primeira parte, com acesso a partir da rua principal, são dois pavimentos com espaços sociais e familiares abertos ao jardim e à varanda. Com acesso pela rua secundária ficaram dois pavimentos com serviços e uma garagem/salão de pé direito duplo. A fachada principal se abre ao jardim lateral leste. Para a relação dos espaços foram propostos treliças, painéis e portas de correr que jogam com o nível de privacidade de cada espaço; percorremos a área pública ao fundo para aproveitar as vistas e a área privada à frente para aproveitar o isolamento. Maximizando as virtudes do lote, a área social fica nos fundos, para desfrutar das vistas para a cidade, enquanto a familiar fica na frente pelo isolamento. O percurso se gera através de um corredor ladeado por um lado pela varanda com espelho d'água, e por outro uma estante de livros que deixa entrever o estúdio e o jardim. O arremate é uma treliça corrediça que permite que o espaço se transforme segundo a necessidade. O paisagismo foi utilizado como estratégia de vinculação com o terreno, exercendo o papel de elemento compositivo e decorativo. Os espaços se abrem de extremo a extremo ligando as varandas e jardins em um fluxo contínuo de espaço. O pavimento superior se desloca em relação ao mais baixo para gerar uma varanda corrida e permitir a presença de janelas operáveis de piso a teto, estabelecendo um fluxo de ventilação natural e privilegiando as vistas generosas para os dormitórios.

© Rafael Gamo
Planta
© Rafael Gamo

Para uma arquitetura responsável, utilizamos uma tecnologia passiva através de estudos de isolamento que estabelecem orientações, ventilações cruzadas e uso de materiais térmicos para economia energética para a geração e reutilização dos recursos. A cobertura é uma superfície plana e limpa de 257 m2 que capta até 15 m3 de água em uma única chuva, e esse volume é levado por meio de uma calha a uma cisterna de água pluvial a partir da qual se inicia o processo de tratamento para torná-la potável, gerando até 30 m3 de água potável em um dia. Esse volume alimenta a casa por até 30 dias sem necessidade de chuva nem água da rede pública, não se utiliza água da rede em momentos fora da temporada de estiagem.

© Rafael Gamo
Axonométrica
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ciudad de México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência P29 / vgz arquitectura y diseño" [Casa P29 / vgz arquitectura y diseño] 28 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913937/residencia-p29-vgz-arquitectura-y-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.