Capela de Madeira / John Pawson

Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 2 de 20Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 3 de 20Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 4 de 20Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 5 de 20Capela de Madeira / John Pawson - Mais Imagens+ 15

Lutzingen, Alemanha
  • Arquitetos: John Pawson
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dinesen
  • Equipe De Projeto: Jan Hobel, Eleni Koryzi, Max Gleeson
  • Clientes: Siegfried e Elfriede Denzel Foundation
  • Construção: Gumpp & Maier
  • Madeira: Dinesen
  • Vidro: Franz Mayer de Munique
  • Cidade: Lutzingen
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 3 de 20
© Photography Felix Friedmann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando John Pawson foi contratado pela Fundação Siegfried e Elfriede Denzel para projetar uma capela em meio à floresta no sul da Alemanha, ele descobriu que esta não seria apenas uma nem tampouco, a primeira estrutura deste tipo encomendada pela Fundação. Esta capela faz parte de um contexto maior, um projeto chamado de Sieben Kapellen ou Sete Capelas, dedicadas aos ciclistas e ao turismo rural na Alemanha. Estas estruturas foram concebidas para proporcionar aos visitantes um lugar de reflexão e descanso e devem ser necessariamente construídas em madeira, contando apenas com um assento e uma cruz. 

Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 5 de 20
© Photography Felix Friedmann

Durante sua primeira visita ao local, Pawson teve uma ideia. Para o arquiteto a capela deveria ser uma espécie de found object, um edifício não convencional implantado entre a floresta fechada e o campo aberto. A partir desta ideia, ele concebeu a capela como um simples gesto arquitetônico. De acordo com o ponto de vista, a capela se revela como uma simples pilha de lenha; ou por outro lado, assume uma forma mais sacral, como uma escultura sobre um pedestal de concreto.

Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 7 de 20
© Photography Felix Friedmann

A construção de madeira está intimamente conectada ao seu contexto, e por isso optou-se por intervir o mínimo possível deixando-a praticamente em seu estado mais bruto. Com o apoio da Dinesen, uma empresa dinamarquesa com quem Pawson tem um relacionamento de longa data, a madeira foi tratada com precisão cirúrgica. As aberturas recortadas na fachada revelam a espessura da madeira, enquanto que a entrada estreita, nos aproxima deliberadamente da sensação de atravessar uma floresta, desviando dos troncos das árvores que se impõem em nosso caminho.

Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 6 de 20
© Photography Felix Friedmann
Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 9 de 20
Cortesia de John Pawson
Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 2 de 20
© Photography Felix Friedmann

Dentro da capela, o trabalho em madeira é sublime. A iluminação natural é pontual e acentua o caráter sagrado do recinto. A penumbra resultante direciona a atenção dos visitantes para as duas fontes de luz: a cruz recorda na parede uma abertura baixa em frente ao banco que emoldura delicadamente a paisagem exterior, voltada para a torre da igreja da aldeia vizinha de Unterliezheim.

Capela de Madeira / John Pawson - Imagem 4 de 20
© Photography Felix Friedmann

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Unterliezheim, 89440 Lutzingen, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela de Madeira / John Pawson" [Wooden Chapel / John Pawson] 20 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913342/capela-de-madeira-john-pawson> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.