Construindo uma Loja / Metropolitan Studio of Architecture

Construindo uma Loja / Metropolitan Studio of Architecture - Mais Imagens+ 22

Peshawar, Paquistão
  • Arquitetos: Metropolitan Studio of Architecture; Metropolitan Studio of Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6720
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:MIrza Omer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aparici, Daikin, THERMEC, Unilux
© MIrza Omer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A MSA colaborou com a WARDA, uma marca de roupas, no projeto de suas novas lojas, planejadas em várias cidades do Paquistão. A Loja Conceito em Peshawar é a primeira desta série. Cada loja é projetada tendo em mente a ideia de que servirá como um dispositivo de rejuvenescimento para a marca. A MSA utilizou essa colaboração como uma oportunidade para investigar de perto a cultura de compras do Paquistão em geral e as estratégias de vendas da WARDA em específico. Essas investigações ajudaram no desenvolvimento de uma temática geral da marca, onde o contexto se torna o foco central da estética das lojas.

© MIrza Omer

A loja conceito da WARDA em Peshawar é o primeiro projeto realizado nesta série de projetos de colaboração entre MSA e WARDA. É uma loja de dois andares com uma área coberta de 624,30 metros quadrados. O layout da loja responde não apenas aos requisitos programáticos do projeto, mas também ao comportamento de compras dos clientes. O projeto é usado como um dispositivo que ajudou a identificar e organizar o que uma marca pode oferecer a seus clientes e não o contrário.

© MIrza Omer
Planta - Térreo
© MIrza Omer

A estética do projeto é impulsionada pelo estudo cuidadoso da história do patrimônio construído da cidade. Da escolha do material a sua instalação, o projeto contou com recursos locais ao mesmo tempo em que o projeto é dedicado à cultura contemporânea de consumo. A MSA conduziu uma pesquisa completa sobre o patrimônio construído da cidade de Peshawar e observou que a cidade tem uma longa história de uso do tijolo como material de construção principal (como o forte de tijolos de Bala Hisar) e da madeira como principal material para as área internas. A MSA inverteu essa relação usando a madeira como principal material externo e o tijolo como principal material de acabamento das paredes internas. Esta mudança de materiais conferiu à loja uma experiência estética única, mantendo ainda a mesma paleta de materiais tradicionais. Uma tela frontal de metal e madeira atenua o ganho de calor e também ajuda a controlar a entrada de luz natural.

© MIrza Omer

A parede atrás do longo balcão do caixa é feita em madeira, empregando uma técnica tradicional de "Tarseem Bandi", onde o padrão geométrico é feito de pedaços de madeira e os espaços entre as linhas possuem cores únicas. Tarseem Bandi é normalmente encontrado nos tetos dos tradicionais Haveli da cidade.

© MIrza Omer

Outra característica importante do projeto é a vegetação interna e externa. Um pedaço grande do espaço interno é dedicado a um arranjo de plantas como numa floresta. Da mesma forma, uma árvore foi plantada em frente à porta principal da loja, dando as boas-vindas aos clientes, além de participar da criação de um distinto senso de lugar. Esta árvore crescerá com a loja e ambas compartilharão uma história comum. O projeto geral traz fortemente suas sensibilidades materiais e técnicas da tradição de construção da cidade, Peshawar.

© MIrza Omer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Peshawar, Khyber Pakhtunkhwa, Paquistão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Construindo uma Loja / Metropolitan Studio of Architecture" [Crafting a Retail / Metropolitan Studio of Architecture] 31 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912903/construindo-uma-loja-metropolitan-studio-of-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.