Liverpool Toluca / SPRINGALL+LIRA

Liverpool Toluca / SPRINGALL+LIRA - Mais Imagens+ 19

Toluca de Lerdo, México
  • Arquitetos: SPRINGALL+LIRA; SPRINGALL+LIRA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fundermax, Aluskin, GRAPHISOFT, Ikos, Serge Ferrari, exprfeso
  • Projeto Estrutural: Fernando Valdivia
  • Consultor Fachada: Grupo Básica
  • Empreiteiro Fachada: Grupo Básica
  • Empreiteiro: Liverpool
  • Arquitetos Responsáveis: Billy Springall, Miguel Ángel Lira
  • Equipe De Projeto: Jorge Matsumoto, César Soriano, René Delgadillo
  • Cidade: Toluca de Lerdo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Liverpool Galerías Toluca

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cadeia de lojas de departamento Liverpool encomendou a diferentes escritórios projetos para as fachadas de suas recém abertas unidades. Cada uma delas é uma interpretação pessoal. Para nós, eles encomendaram a fachada de uma loja circular na esquina de um shopping center.

Croqui 05
Cortesia de Liverpool Galerías Toluca

O projeto está situado em uma zona industrial com a presença de grandes caixas de metal no Paseo Tollocan, que liga a Cidade do México a Toluca, logo na entrada da cidade. É um lugar onde a escala de pedestres não existe e os carros viajam incessantemente acima de 80 km / h. Por isso, nós pensamos que a melhor estratégia era propor um projeto muito simples que fosse compreensível de relance. Optamos por regularizar a forma curva do volume e ocultar uma série de interrupções e quebras do edifício para obter uma figura contínua, simples e clara.

Cortesia de Liverpool Galerías Toluca

A curvatura preexistente no edifício oferecia a possibilidade de contrastar com a indústria do lugar. Se a última é angular, metálica e fria, a loja seria ondulada, macia e quente. Utilizamos um material de resina com fibra de madeira. A forma evoca uma cesta ondulada a partir do movimento de girar em direções opostas a tampa e a base do cilindro, de 120 m de diâmetro por 25 m de altura.  A rotação cria um vórtice cujas paredes tencionam nas partes esticadas (vales) e relaxam nas ondas mais distantes do edifício (crista). Obtivemos um sistema de ondas, como as do mar, que são então cortadas na diagonal e encaixadas no cilindro do edifício. O sistema de ondas, regular e ordenado, seria fácil de construir.

Cortesia de Liverpool Galerías Toluca

A loja não deveria ter janelas, então existem apenas duas aberturas na fachada: a porta de acesso e um terraço verde no pavimento superior. A porta é um corte de um cone elíptico, um tipo de caverna de alumínio que da uma profundidade dramática ao acesso ao mesmo tempo que dialoga com a curvatura da fachada. Para o terraço, deixamos um grande vazio desprovido de fechamentos que libera a vista da paisagem.

Cortesia de Liverpool Galerías Toluca

Uma fachada curva tem o potencial para ser muito dinâmica, e uma fachada dinâmica, por sua vez, tem o potencial de estabelecer um diálogo com a estrada. Para reforçar esse objetivo, deixamos uma série de vazios horizontais iluminados e estratificados em diversos níveis. Cada nível tem diferentes tamanhos e ritmos. Nós acreditamos que, assim, esses vazios não só evocam as linhas das estradas, mas também as luzes dos carros que passam em diferentes velocidades.

Cortesia de Liverpool Galerías Toluca
Croqui 03
Cortesia de Liverpool Galerías Toluca

Tentamos tornar o sistema de construção muito simples, reduzir a possibilidade de erros de execução e atender ao limite de custo de 300 dólares por metro quadrado. A solução foi construir elementos estruturais verticais curvos com dois raios opostos e desenvolver conectores tridimensionais ajustáveis que assegurariam a verticalidade dos fechamentos.

Cortesia de Liverpool Galerías Toluca

A iluminação de cores que mudam colocada pela empresa produz um efeito interessante quando a fachada é pintada de azul e contrasta com os vazios brancos e leves. Essa imagem remete à estrada em uma noite chuvosa.

Cortesia de Liverpool Galerías Toluca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paseo Tollocan, Universitaria, 50130 Toluca de Lerdo, Méx., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Liverpool Toluca / SPRINGALL+LIRA" [Liverpool Toluca / SPRINGALL+LIRA] 06 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912900/liverpool-toluca-springall-plus-lira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.