Casa Machelen / Compagnie O Architects

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 2 de 17Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 3 de 17Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 4 de 17Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 5 de 17Casa Machelen / Compagnie O Architects - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  310
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van De Velde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, De Clercq Serrebouw, ELEVATE, RENSON, Reynaers Aluminium, Saint-Gobain, Vande Moortel, cabrioroof winter garden
  • Arquitetos Responsáveis: Joke Vermeulen & Francis Catteeuw
  • Estudo Epb: VETO & Partners
  • Construção: Elbeko NV
  • Estudo De Estabilidade: Fabian Van Der Meersche
  • Cliente: Private
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 4 de 17
© Tim Van De Velde

Casa Machelen: uma moradia que se encaixa entre um piso e um teto, separados por um grid de colunas.

Esta casa é construída em um terreno localizado em uma área periférica, atrás de uma primeira sequência de típicas casas de campo flamengas (“fermettes”). Há também uma característica inicial excepcional: não há vizinhos diretos – isolamento esplêndido – e o edifício está apenas sujeito a regulamentações urbanas.

Então como projetar uma casa que pode extrair o máximo de seu entorno?

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 7 de 17
© Tim Van De Velde

Planta livre

Essa questão leva à visão básica e cênica de uma planta livre: uma moradia que se encaixa entre um piso e um teto, separados por um grid de colunas de concreto.

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 8 de 17
© Tim Van De Velde

Todos os elementos arquitetônicos extras (paredes, janelas, ...) são "livres", não estruturais. O conceito permite criar uma planta muito aberta, com espaços fluidos e, portanto, vistas fascinantes da casa e seus arredores.

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 9 de 17
© Tim Van De Velde

Esta casa é uma mini paisagem (interior) em si mesma: um pequeno recife de coral, uma estrutura de concreto bruto para habitar por seres humanos ou (mais tarde) pela natureza.

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 10 de 17
© Tim Van De Velde

Interação com o entorno verde

O desenho das fachadas é um resultado direto das funções que estão por trás delas; elas enquadram a paisagem circundante e, assim, agrada aos moradores. Portanto, não há fachada frontal ou posterior – todas as quatro são diferentes, influenciadas por elementos naturais próximos.

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 11 de 17
© Tim Van De Velde

Estrutura = acabamento

Nós convencemos o cliente a manter os materiais utilizados visíveis – para mostrar honestamente a estrutura, em vez de rebocar paredes e tetos e cobrir tudo.

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 12 de 17
© Tim Van De Velde

A estrutura é totalmente feita de concreto moldado no local. Painéis de compensado foram usados como formas. Definitivamente não era a intenção deixar o concreto suave e limpo; pequenos defeitos, emendas entre os diferentes painéis e as marcações na madeira dão um valor adicional ao conjunto.

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 5 de 17
© Tim Van De Velde
Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 16 de 17
Planta Baixa
Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 2 de 17
© Tim Van De Velde

Além do concreto, um tijolo alaranjado quase tipicamente flamengo foi usado para as fachadas. Tanto dentro como fora. As paredes são reduzidas à sua essência.

Casa Machelen / Compagnie O Architects - Imagem 14 de 17
© Tim Van De Velde

Todos os móveis embutidos, incluindo a cozinha e os armários, são feitos de placas de concreto escuro. Este material não requer nenhum acabamento adicional. Na verdade, é um revestimento barato – novamente numa busca pela essência dos materiais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Machelen / Compagnie O Architects" [House Machelen / Compagnie O Architects] 11 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912419/casa-machelen-compagnie-o-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.