Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Rizoma / Estúdio Penha

Rizoma / Estúdio Penha

© Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba + 19

  • Arquitetos: Estúdio Penha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 240.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017
  • Fotógrafo Fotografias: Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Atec, Clatt Tapetes e Carpetes, Firjal Simon, JF Móveis & Decoração, REKA, Tramontina, Uniflex
  • Projeto de Interiores

    Estúdio Penha
  • Projeto de Iluminação

    Estúdio Penha
  • Ar Condicionado

    Str Ar Condicionado
  • Elétrica

    Lumel Engenharia
  • Hidráulica

    Lumel Engenharia
  • Marcenaria

    JF Móveis
  • Paisagismo

    Ricardo Souza e Itamar Rios
  • Execução obra

    Lumel Engenharia
Mais informações Menos informações
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rizoma é uma marca com o o objetivo de produzir alimentos em larga escala em sistemas agropecuários que regenerem solo. Queriam um escritório que fosse contemporâneo, descolado e jovial, pontos em comum com a marca e uma estética que refletisse a filosofia da empresa.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A escolha do Edifício Corujas, que possui ampla área verde e tem a proposta de uma integração mais espontânea e natural com a cidade, já foi um primeiro passo para a conceitualização da empresa. O conjunto possui em sua arquitetura grandes caixilhos de vidros em todo seu perímetro permitindo um contato visual com todo entorno. O Projeto de interiores nasceu de uma intenção de valorizar  a força arquitetônica do conjunto como, a laje de concreto existente .

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Layout
Layout
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Urban Jungle” foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto. O  layout foi feito de modo a permitir a presença das plantas e integração com o entorno, também verde. O paisagismo, todo feito com plantas em variações de tonalidades verdes, permite uma integração com as arvores do entorno e  levou em consideração a incidência solar do conjunto para a escolha do local de cada uma delas. Um sistema de irrigação automática permite a manutenção das plantas sempre saudáveis.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Tubulações aparentes  de toda elétrica, minimizam o impacto de uma reforma gerando menos entulho e permitem que não haja forro, o que  valoriza a laje de concreto do conjunto, premissa do projeto. Nas poucas paredes existentes, foi aplicado tecnocimento como uma continuação do piso que é no mesmo material. A ideia de manter uma mesma tonalidade em piso, parde e teto, é um modo de valorizar a presença das plantas. A cor das tubulações aparentes em verde água cria uma delicadeza e um desenho neste conjunto de “concreto”.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Corte AA
Corte AA
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

O projeto luminotécnico visa uma melhor eficiência de resultado com luminárias funcionais em cima das mesas, criando uma luz de trabalho localizada e uma luz de destaque com os projetores cênicos voltadas para o paisagismo, que permite também uma luz muito localizada, fazendo com os vidros não virem espelhos e mesmo com as luzes acessas, o contato visual com o entorno ainda é  possível.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A escolha de madeira nos moveis foi determinante como forma de trazer aconchego e naturalidade ao projeto. O mobiliário foi todo desenhado pelo Estúdio Penha e a madeira usada é o compensado naval, uma madeira ecológica sem revestimento, apenas com um tratamento de verniz para sua melhor manutenção e preservação. O design com pequenos furos de tamanho diferentes cria um estilo próprio, permite uma boa ventilação interna e evita uso de puxadores.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

 Um projeto que nasceu consciente na busca de um menor impacto nas soluções adotadas e nos materiais escolhidos, refletindo o pensamento da marca Rizoma.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: R. Natingui, 442 - Vila Madalena, Sumarezinho, São Paulo - SP, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Rizoma / Estúdio Penha" 14 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912339/rizoma-estudio-penha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.