Biblioteca-Vac / Farming Architects

Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 2 de 23Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 3 de 23Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 4 de 23Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 5 de 23Biblioteca-Vac / Farming Architects - Mais Imagens+ 18

Dương Nội, Vietnã
Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 2 de 23
© Thai Thach, Viet Dung An

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Hanói dos dias de hoje, no Vietnã, é bastante comum ver as pessoas construindo pequenos monumentos em suas casas, como espelhos d'água ou lagos onde criam carpas japonesas. Além disso, a alta contaminação dos vegetais pelo uso excessivo de agrotóxicos também tem levado os vietnamitas a plantar verduras frescas em seus próprios jardins. Atualmente, são muitas as famílias que cultivam hortaliças em sua própria casa, porém, seguindo métodos espontâneos, sem um planejamento prévio ou um lugar pré-estabelecido. Eles utilizam caixas de espuma vegetal espalhadas pela casa, no jardim, na varanda ou na cobertura.

Esquema

O modelo urbano proposto pela Farming Architects

A Farming Architects tem trabalhado no desenvolvimento de um novo sistema VAC voltado para áreas urbanas. O objetivo não é apenas promover um uso mais efetivo dos recursos naturais, mas também explorar e fomentar a criação de diferentes tipos de plantas e animais no contexto urbano.

Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 13 de 23
© Thai Thach, Viet Dung An

Como funciona a Biblioteca-Vac?

O principal recurso utilizado no projeto do VAC é a aquaponia, um sistema que combina a aquicultura convencional (criação de animais aquáticos) com a hidroponia (cultivo de plantas na água) em um ambiente simbiótico. A aquaponia utiliza a água do viveiro de peixes para fornecer nutrientes às plantas. Os resíduos produzidos pelos peixes no viveiro são uma riquíssima fonte de nutrientes para as plantas. No processo inverso, a água também é filtrada pelas plantas e devolvida para o aquário. É um sistema cíclico, projetado para melhor conservar a energia, utilizando fontes renováveis obviamente (gravidade e energia solar) e um pequeno sistema de bombas que garantem o fluxo contínuo da água no sistema. Além disso, parte da energia para a iluminação e para as bombas vem de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura.

Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 15 de 23
© Thai Thach, Viet Dung An
Conceito
Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 5 de 23
© Thai Thach, Viet Dung An

Linguagem estrutural

A estrutura da Biblioteca-Vac foi concebida em um sistema de quadros de madeira. Esta sistema estrutural permitiu a criação de uma estrutura leve e flexível. Isso também se reflete na organização espacial do projeto, configurando espaços de qualidades distintas para abrigar diferentes partes do programa. A Biblioteca-Vac é em sua essência, um espaço de leitura aberto para as crianças. Tanto a população local quando das regiões próximas tem livre acesso à biblioteca para ler e se divertir, aprendendo de forma didática como funciona este novo modelo ecologicamente correto. As crianças aprendem que as carpas não são apenas peixes ornamentais, são animais que capazes de produzir nutrientes para as plantas e como a água é do lago é filtrada pelos vegetais para depois ser devolvida. Galinhas criadas em gaiolas produzem ovos que vão para a nossa cozinha, além de proporcionar adubos ricos para serem utilizados na horta da biblioteca.

Biblioteca-Vac / Farming Architects - Imagem 10 de 23
© Thai Thach, Viet Dung An

Originally published on January 03, 2019

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dương Nội, Hà Đông, Hà Nội, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca-Vac / Farming Architects" [Vac-Library / Farming Architects] 03 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912293/biblioteca-vac-farming-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.