Residência Manuel / Estudio Rocamora Diseño & Arquitectura

Residência Manuel / Estudio Rocamora Diseño & Arquitectura - Mais Imagens+ 13

  • Gestão De Obra, Arquiteto: Ángel Luís Rocamora Ruíz
  • Gestão De Execução, Arquiteta Técnica: María José Antón
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Cabrera Photo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é originalmente uma fazenda do século XIX no Camp d'Elx. Quando visitamos o local pela primeira vez, encontramos uma residência tradicional em condições precárias, com o teto baixo e em estado de ruína avançada.

© Cabrera Photo
© Cabrera Photo

Esta nova casa faz uso das paredes originais e até incorpora algumas delas à nova estrutura. Ela também faz uso dos vãos existentes para criar espaços abertos e iluminados que permitem tirar o máximo proveito da orientação sul da moradia.

© Cabrera Photo

A casa, agora com a finalidade de abrigar um programa não mais relacionado à exploração das plantações, é pensada com as mesmas virtudes que a tradição ditou para estas construções e para o clima de Elche, mediterrâneo, de interior, orientando a varanda para o sul, dormitórios ao leste, ventilação cruzada e pátio voltado para o oeste.

© Cabrera Photo

A casa é desenvolvida no terreno e inserida nele com todas essas ferramentas herdadas, mas apropriando-se dos jardins e da nova piscina como uma paisagem de anexo, como uma linha de horizonte próxima. A fim de garantir a continuidade visual entre o interior e o exterior da casa, as esquadrias de vidro e alumínio são utilizadas para converter a varanda em uma grande janela que permite a passagem da luz e expõe a piscina infinita ao ar livre que, por sua vez, serve para marcar o caminho em que a zona habitável termina e os laranjais começam.

© Cabrera Photo

As paredes caiadas de branco, o telhado plano, as grandes aberturas ao norte, a fluidez do espaço criam a continuidade entre o construído e as áreas envolventes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Manuel / Estudio Rocamora Diseño & Arquitectura" [Casa Manuel / Estudio Rocamora Diseño & Arquitectura] 04 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912089/residencia-manuel-estudio-rocamora-diseno-and-arquiectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.